É celebrado hoje, 30 de setembro, o Dia Estadual da Secretária e do Secretário, data instituída pela Lei Nº. 7.393/2012 aprovada pelos deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A ação visa estimular a valorização destes profissionais que atuam nos setores privado e público.
Criado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a graduação de Secretariado Executivo é responsável pela formação destes profissionais. Na grade curricular estão previstas: a elaboração e revisão de textos e documentos, métodos de arquivos, administração de correspondências, planejamento e organização da rotina administrativa e secretarial para que as decisões do gestor sejam executadas com presteza e qualidade.
Já entre as atribuições diárias destes profissionais estão: responsabilidade por receber e atender chamadas telefônicas, agendar reuniões, organizar arquivos e documentos, receber visitantes, gerenciar correspondências e e-mails, além de realizar outras tarefas que possam ser necessárias para garantir o bom funcionamento da empresa ou instituição.
Secretários da Unale
Os secretários e secretárias podem também ocupar cargos estratégicos nos Governos Municipal, Estadual e Federal e também em instituições, à exemplo, União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Eles são responsáveis por estabelecer metas e missões para o trabalho dentro de uma organização.
Os secretários tomam decisões cruciais que moldam a direção da instituição, garantindo o alcance dos objetivos a longo prazo.
Durante a 26ª Conferência Unale, realizada em Fortaleza (CE), ficou definida que, dois deputados de Sergipe atuarão em uma em secretarias da instituição num período de dois anos.
O deputado Luciano Pimentel (PP) assume a Secretaria de Sergipe. Já o deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) da 1ª Secretaria do Colegiado Permanente das Comissões de Constituição e Justiça do órgão.
Já o secretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Igor Albuquerque, foi eleito como o coordenador-geral do Colegiado.
Foto Capa: secretariado do Brasil