logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual da Literatura de Cordel homenageia João Firmino Cabral

Por Luciana Botto- Rede Alese

Com o objetivo de estimular, promover e realizar atividades voltadas ao fomento da Literatura de Cordel, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) apresentou  Projeto de Lei nº 104/2019, propondo o Dia Estadual da Literatura de Cordel, a ser comemorado e inserido no calendário oficial do estado, no dia 19 de Julho. A data homenageia o patrono da primeira Cordelteca do Brasil, o sergipano João Firmino Cabral.

Vale ressaltar que a literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em Sergipe, a manifestação cultural está presente em todas as regiões do estado.

De acordo com justificativa da matéria, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alese, a Literatura de Cordel, atualmente, é disseminada em todo o país em razão do processo de migração das populações.

João Firmino Cabral

Nasceu no dia dia 1º de janeiro de 1940, na cidade de Itabaiana. Aos 17 anos escreveu seu primeiro folheto- Uma profecia do Padre Cícero. Viveu exclusivamente da literatura de cordel, com uma banca fixa de folhetos cordelistas, na passarela das flores, no Mercado Antônio Franco. Lugar que também recebia outros poetas sergipanos, estudantes, professores e turistas.

Foi condecorado com a medalha do Mérito Cultural Serigy no ano de 2002. No dia 19 de Julho do ano de 2003, tomou posse como como patrono da 1º Cordelteca do Brasil, que funciona na Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, em Aracaju. João Firmino ocupa a cadeira de nº 36 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Foto: Internet- reproduzida pelo site Sergipe em Fotos

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo