logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual da Fibrose Cística é celebrado nesta terça-feira (5)

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Nesta terça-feira (5), é celebrado o Dia Estadual de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. A data foi instituída pela Lei Nº. 8.163, de 01 de dezembro de 2016, após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

O objetivo é conscientizar a população brasileira, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como do tratamento adequado da fibrose cística, além de divulgar a acessibilidade nos serviços públicos de saúde, e aos medicamentos indicados para o tratamento.

A fibrose cística é uma doença crônica, hereditária e genética. Ela provoca acúmulo de secreções densas em órgãos como os pulmões e sistema digestivo; esta ocorrência pode provocar tosse com secreção densa, demora para ganhar peso, intestino entupido e desidratação sem causas específicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se trata de uma doença progressiva que evolui para situações graves. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença, ou seja, um em cada 2,5 mil recém-nascidos.

A fibrose cística pode ser identificada através do Teste do Pezinho e diagnosticada através de exames genéticos. A patologia não tem cura, mas pode ser tratada diminuindo bastante seus efeitos se diagnosticada preventivamente.

Além disso, os exercícios físicos ajudam a melhorar a função respiratória, ajudam no ganho de massa muscular, controlam a diabetes relacionada à fibrose cística e previnem a osteoporose, além de atuar na correção de alguns vícios de postura adquiridos por conta dos problemas respiratórios.

 

Foto: Governo de Sergipe

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo