Dia do Turismólogo é celebrado no plenário do Poder Legislativo

Stephanie Macêdo

Após a aprovação pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em junho de 2020, do Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) que institui  em Sergipe o Dia Estadual do Turismólogo, a ser celebrado anualmente em todo o estado no dia 27 de setembro, a Casa recebeu na manhã de hoje (28) a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur-Sergipe), Ellen Monique Carvalho Fonseca, que proferiu palestra sobre a importância do Turismólogo para o desenvolvimento do turismo regional.

A deputada Kitty Lima, que é autora do Projeto de Lei e do Requerimento para celebração de palestra durante Sessão Plenária sobre o Turismo no plenário do Poder Legislativo, destaca a importância do setor para a Economia e  Desenvolvimento em todo o Estado.

“Dialogando com o pessoal da ABBtur, percebemos a necessidade de homenagear esse profissional que a partir do estudo, análise e reflexão de diferentes contextos realiza intervenções adequadas, garantindo a prática de um turismo não predatório e em consonância com as comunidade locais, respeitando o meio ambiente, a cultura, a história e seu povo”, disse a deputada.

A profissão  de Turismólogo, que visa analisar e estudar o turismo em sua totalidade, foi reconhecida no Brasil através da Lei nº 12.591/2012, sancionada no então governo da presidente Dilma Rousseff. O setor é um importante gerador de renda e economia em todo o mundo.

Durante sua exposição, a turismóloga Ellen Carvalho destacou a importância do turismo para o desenvolvimento dos municípios. Segundo ela, cada município tem um potencial a ser explorado nos diversos tipos de turismos existentes.

Um outro ponto destacado por Ellen diz respeito à regulamentação da profissão. Segundo observou, não há a inclusão dos profissionais de turismo  dentro da gestão pública municipal. “Defendemos  a necessidade da  inclusão do turismólogo para o desenvolvimento do turismo. Esses profissionais vêm sendo deixados de lado, a maioria dos municípios não tem em sua pasta, como assessor, esses profissionais”, declarou.

Sobre o desenvolvimento municipal via o turismo, Ellen Carvalho destaca projeto de sua autoria com foco no  desenvolvimento da economia local.  ‘O projeto ‘Caminhos do Interior Sergipano’ pretende criar estratégias para que os municípios desenvolvam a atividade do Turismo Rural de forma sustentável, valorizando e preservando a cultura e as tradições do território’, esclarece.

Ela também citou a criação do projeto ‘Rota Caminhos da Serra de Itabaiana ‘, que fomenta o turismo rural em Sergipe. O projeto é a primeira rota turística oficial do município e a primeira rota de turismo rural do Estado.

Na ocasião, a deputada Maria Mendonça (PSDB), saudou a palestrante e frisou a importância do turismo para Sergipe. “Os gestores municipais precisam abrirem as vistas para alavancar o turismo em seus municípios. Ao potencializar o turismo em Sergipe, de projetar um Estado tão pequeno para o mundo, há a garantia de um PIB mais forte”, defendeu a parlamentar.

A deputada salienta que enquanto  foi gestora municipal, passou quatro anos buscando infraestrutura para o município (Itabaiana), que naquela época , estava deteriorada. “É precioso investir no turismo, é preciso gestores com essa visão. O turismo gera empregos formais e informais e  valoriza a cidadania da terra. Requer de todos um olhar especial”, colocou a deputada.

O deputado Georgeo Passos lamentou o índice destacado por Ellen Carvalho em sua exposição, de que cerca de 100 mil profissionais da área e turismo em Sergipe estarem sem trabalhar, e de que não há garantias de que retornem, pós pandemia, para a área. Ellen frisou que o turismo não avançou em Sergipe.

“Lamento seu testemunho, Ellen, de que o setor de  turismo não avançou no Estado. Lógico que a pandemia atrapalhou. Mas, a gente percebe mesmo que estamos engatinhando na área de turismo. Sergipe está num momento delicado, na questão de Emprego e Renda, Petrobras indo embora e empresas fechado. E Sergipe, com esse potencial de tanto coisa boa através do turismo, sendo jogado de lado. E o Poder público sem fazer o dever de casa”, lamentou o deputado, que fez um comparativo de investimento de outros estados no turismo local, como a cidade de Gramados.

Foto: Jadilson Simões