logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia do Servidor Público é comemorado nesta sexta-feira, 28

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Nesta sexta-feira, 28, é comemorado o Dia do Servidor Público. A data foi instituída pela Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e busca valorizar estes trabalhadores que se dedicam à promoção da cidadania e fortalecimento da democracia.

Estes profissionais garantem o acesso dos brasileiros aos seus direitos nos atendimentos em órgãos públicos nos municípios, estados e nos órgãos do Governo Federal. Para assumir os cargos, os servidores são submetidos a provas em concursos públicos e precisam ser aprovados.

Por este motivo, têm uma série de direitos e deveres. A comemoração do Dia do Servidor Público nasceu da legislação criada nesta data, no ano de 1939, para reger os direitos e deveres dos trabalhadores, o Decreto Lei Nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, destacou a importância dos servidores para o funcionamento do Poder Público. Ele lembrou que a Alese reconheceu esta importância ao realizar o concurso em 2018.

Presidente Luciano Bispo representou a Assembleia Legislativa

“Quero parabenizar primeiro os servidores e servidoras da Alese. A Assembleia realizou o primeiro concurso público da história, tenho muito orgulho de ter conseguido fazer isso na minha gestão. O servidor é essencial para as instituições públicas, é quem preza pelas leis e governança do bem público. São vocês que garantem o bom atendimento ao cidadão: professores, bombeiros, médicos, enfermeiros, policiais, enfim, neste dia do Servidor Público, meu mais sincero reconhecimento pelo esforço pessoal com que se dedicam as missões que escolheram para a vida”, declarou Luciano Bispo.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe (Sindalese), Antônio Geraldo da Silva, pontuou a importância destes trabalhadores e falou que é preciso buscar por melhorias para estas pessoas.

“É graças ao servidor público que o povo brasileiro ainda tem uma assistência no lugar onde precisa, tem segurança, educação, saúde, não passa tanta dificuldade, mas é nesse dia e durante todo o ano que a gente vê a desvalorização do servidor público principalmente perante a classe política. Quando eu me refiro ao servidor público, não estou me referindo só ao concursado e efetivo, eu também estou me referindo ao comissionado que é um servidor público também e presta grandes e relevados serviços ao povo brasileiro. O que a gente precisa da classe política, que é a classe que faz as leis, é que eles pensem direito em relação ao servidor público, veja a importância nesse país, então nesse dia nós temos muita a comemorar, mas também muita coisa a lamentar, principalmente a falta de interesse da classe política brasileira em melhorar salário e a vida do servidor público”, afirmou.

Antônio Geraldo, presidente do Sindalese

Ele ainda salientou que ao melhorar o rendimento, é também melhorada a qualidade do serviço prestado. “Quando você torna um servidor público bem assalariado, com o bom rendimento, a tendência de trabalho desse servidor é muito melhor. Quando ele sai de sua casa sem deixar problema nenhum para sua família, principalmente financeiro, ele vem com mais vontade de trabalhar. O servidor trabalha todos os dias, mas tem dias que o servidor sai de casa com os problemas relacionados à falta de incentivo da classe política, isso influencia no trabalho. Nesse dia, desejar parabéns a todo servidor público que sacrifica sua vida, muitas vezes sua família, para estar dando assistência ao povo brasileiro”.

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo