logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia do Nordestino destaca importância destas pessoas para o país

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Este sábado é o Dia do Nordestino, comemorado em todo o Brasil. O objetivo é valorizar este povo, além de sua cultura, pela importância que representa para a economia, turismo e diversas outras formas de apoio ao país.

A data foi instituída no ano de 2009 quando o poeta e compositor Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, completaria 100 anos de seu nascimento. Patativa morreu em 2002, aos 93 anos.

O Nordeste é conhecido pelas praias, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas, mas a educação também é destaque na região. Por exemplo, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) é, de acordo com o World University Rankings 2022, a terceira melhor instituição de ensino superior do país. Foram avaliadas 1662 universidades em todo o mundo.

A Assembleia Legislativa de Sergipe reconhece a Utilidade Pública Estadual da Associação Cultural Raízes Nordestinas (Acrane), localizada nas Comunidades Maranduba e Queimadas, em Poço Redondo. O reconhecimento se deu através da Lei Nº 6.685, de 22 de setembro de 2009.

O Dia do Nordestino foi oficializado em São Paulo, através da Lei 14.952/2009. A capital paulista com a maior população do nordeste fora da região, com cerca de 5,6 milhões de pessoas, o correspondente a 12% da população, segundo informações divulgadas pelo Centro de Tradições Nordestinas.

O Nordeste brasileiro é composto pelos estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. A sua área total é de 1.554.257 quilômetros quadrados.

A região tem uma população de cerca de 53 milhões de habitantes, sendo a segunda mais populosa do território brasileiro. Ela é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas.

Quem foi Patativa do Assaré

Patativa do Assaré foi um poeta e repentista brasileiro. Com uma linguagem simples, o cearense retratava a vida sofrida do povo sertanejo. O poema “Triste Partida”, ficou conhecido em 1964 quando foi musicado por Luiz Gonzaga.

Entre seus livros, muitos foram traduzidos em vários idiomas. Com isso, ele foi tema de estudos na Sorbonne, colégio integrante da Universidade de Paris, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Assembleias Legislativas no Nordeste

Assembleia Legislativa do Alagoas

São 27 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa da Bahia

São 63 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa do Ceará

São 46 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa do Maranhão

São 42 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa da Paraíba

São 36 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

São 49 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa do Piauí

São 30 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

São 40 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Assembleia Legislativa de Sergipe

São 24 deputados estaduais exercendo os cargos na Casa.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo