logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia do Médico: Brasil tem disparidade em número de profissionais

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Em 20 anos, o número de médicos no Brasil mais que dobrou, mas a relação profissional-habitantes ainda é precário em alguns estados do país. Esta terça-feira, 18, é o Dia do Médico, que homenageia estes trabalhadores e aponta as características do setor.

O último estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, em 2000, eram 230.110 médicos, e passou para 502.475 profissionais em 2020. Nesse período, a relação de médico por mil habitantes também aumentou significativamente, na média nacional, subindo de 1,41 para 2,4.

Se comparar com a capital com maior número de médicos, por exemplo, Sergipe fica muito atrás. Em Vitória, capital do Espírito Santo, existiam naquele ano 13,71 profissionais para cada mil habitantes, enquanto Aracaju conta com 5,37.

A média da capital sergipana, no entanto, é acima da razão de 3,5 médicos por mil habitantes, que é a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas os números não são bons para o restante do estado: Sergipe conta com 3.806 médicos, o que resulta numa razão de apenas 1,66 profissionais por mil habitantes.

A Assembleia Legislativa de Sergipe tem aprovado leis para valorizar esta categoria e garantir atendimento para as pessoas que precisam. A saúde pública é um desses pontos de acompanhamento da Casa Legislativa.

A Lei Nº. 7.247, de 27 de outubro de 2011, tornou obrigatória a exposição ao público da relação dos funcionários médicos, com todas as especialidades, contendo os dias de trabalho e seu respectivo horário em todas as Unidades de Saúde da Rede Pública Estadual. Esta lista, de acordo com a lei, deve estar disponível também no site da Secretaria de Saúde.

Já a Lei Nº 4.374, de 25 de maio de 2001, reconhece de Utilidade Pública a Associação dos Médicos do Hospital Governador João Alves Filho, com sede na cidade de Aracaju.

Dia de São Lucas

O dia 18 de outubro foi escolhido por ser o Dia de São Lucas, santo que, em vida, estudou medicina e é considerado o protetor dos médicos desde o século XV. Ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido, que hoje está localizada em um território sírio.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo