Dia do Maçom será comemorado na Alese

No próximo dia 20, a partir das 17h, no plenário Pedro Barreto de Andrade, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), estará realizando  Sessão Especial ao Dia do Maçom. A data comemorativa desta honrada sociedade foi sancionada pela Lei Nº 8.259, do dia 17  de julho de 2017, de acordo com PL de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB).

Um pouco da história da Maçonaria no Estado

Aproximadamente  dois mil maçons estão  distribuídos em 27 lojas, sendo 13 do Grande Oriente de Sergipe e 14 da Grande Loja, além de Fraternidades Femininas, formada por esposas dos maçons, núcleo para jovens – Ordem DeMolay e Filhas de Jó – além da APJ (Ação Paramaçônica Juvenil).

Em Aracaju, a Loja Maçônica Cotinguiba surgiu em 1872, a loja-mater da maçonaria sergipana, hoje com 145 anos de uma história soberana e mais 12 lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, que tem como grão-mestre, Lourival Mariano de Santana, fazendo par perfeito com outra vertente maçônica, representada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, com 15 lojas no Estado.

Desde então a Maçonaria tem crescido de forma consistente ao longo do século 20, sobretudo a partir da década de 1980, ampliando sensivelmente seu número de lojas e número de adeptos. Os maçons estão presentes em todos o Estados da Federação, em todas as capitais e principais cidades do país com suas atividades filantrópicas. Isso num mundo cada dia mais misantropo e egoísta, tem peso de ouro.

No registro, o maçom Grão Metre Geral do Grande Oriente de Sergipe, Lourival Mariano de Santana e o maçom Venerável Mestre da Loja Maçônica Cotinguiba, Carlos Augusto Bitencourt.

Texto e foto:  Luciana Botto – Rede Alese