18/04/22
Por Stephanie Macêdo(*)
Para homenagear escritoras e escritores brasileiros, foi instituído no Brasil o Dia Nacional do Escritor. A data surgiu por meio de uma portaria, assinada em 21 de julho de 1960, do então ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração ocorreu porque, naquele ano, nessa data, foi realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001).
Sergipe
No Estado de Sergipe, por meio da Lei Estadual de nº 8.706 de 8 de julho de 2020 de iniciativa do deputado estadual Talysson de Valmir (PL), é destacada a obrigatoriedade de as Bibliotecas Públicas de Sergipe manterem em suas dependências, áreas ou espaços específicos para livros, obras de autores sergipanos.
O parlamentar defende a importância de valorizar os escritores sergipanos e observa a necessidade de criar meios de incentivo à leitura e a produção de obras de todos os gêneros literários.
“A literatura de Sergipe é uma das mais ricas do Brasil, com escritores como Tobias Barreto, Ilma Fontes, Manuel Bonfim, Edson Almeida Valadares, Mário Cabral, João Sapateiro e tantos outros que deixaram seu nome na história, mas que são desconhecidos por significativa parte dos mais jovens. Precisamos valorizar nossos autores. A leitura é a chave para o conhecimento”, declarou.
Escolas públicas
A lei prevê também que as escolas públicas da rede estadual mantenham espaços com livros e obras de autores sergipanos, facilitando o acesso dos leitores às obras.
‘Parágrafo único. As bibliotecas das escolas públicas estaduais também devem manter espaços destacando os livros e obras de autores sergipanos’, versa a lei.
“Não podemos represar o conhecimento. Faz-se necessário o incentivo, e medidas que estimulem o interesse estudantil na leitura dessas obras de tanta qualidade, frutos de nossos escritores e escritoras. Dessa forma, popularizando a leitura de nossas obras, estamos incentivando à produção literária de Sergipe e a valorização dos escritores do Estado ou que fizeram de Sergipe seu berço”, destacou o deputado Talysson de Valmir.
Foto: esbrasil
(*) com informações da assessoria parlamentar