Nesta segunda-feira ( 2 de dezembro) é celebrado o Dia Estadual do Criminalista. A data ocorre por meio da Lei n° 8.191/2016 aprovada pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).
A legislação tem como objetivo de divulgar a atuação dos agentes de segurança pública e advogados que estão na área criminal. Na data, devem ser realizadas palestras, audiências públicas, reuniões e outros eventos. O agente de segurança pública da área criminal é o pilar essencial na construção de uma sociedade mais segura e justa.
“Seja na linha de frente, como os policiais militares e civis que enfrentam o crime e garantem a ordem, ou na atuação técnica dos peritos e papiloscopistas que asseguram a eficácia das investigações, cada profissional desempenha um papel indispensável na defesa da vida e na proteção dos direitos de todos. O trabalho desses homens e mulheres reflete dedicação, coragem e um profundo compromisso com a coletividade”, explicou o representante da Secretaria de Segurança Pública, Lucas Rosário.
Outro profissional que atua na área é advogado criminalista. Especializado em lidar com casos criminais, a sua principal função é representar e defender indivíduos acusados de cometer crimes perante o sistema jurídico.
Foto: Governo de Sergipe