Dia do Cerimonialista é celebrado com homenagens na Alese

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

Por iniciativa do presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB), a Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu, no início da noite dessa quarta-feira (30), no plenário da Casa, uma Sessão Especial para celebrar o Dia do Cerimonialista com diversos profissionais da área que foram homenageados pelo serviço que prestam à sociedade, inclusive, a equipe que responde pelo setor na Alese. Além de Luciano, outros deputados prestigiaram a solenidade.

Luiz Fernando Soutelo foi um dos homenageados

Como o evento só pôde ser iniciado após a conclusão da votação dos projetos em tramitação na Assembleia, nas Comissões Temáticas e em plenário, o deputado Luciano Bispo desculpou-se com os convidados e explicou a importância da pauta que estava em discussão pelos parlamentares ao longo do dia. “São imprevistos que acontecem, mas tínhamos projetos bem relevantes para a sociedade em discussão. Mas quero dar ênfase, também, aos profissionais cerimonialistas, em nome das que trabalham aqui na Alese”, colocou.

Em seguida, Luciano Bispo fez uma saudação especial a Chefe do Cerimonial da Alese desde 2015, Laura Kummer. “É um prazer trabalhar com Laura e toda a sua equipe nesta Casa. Pela boa vontade e disposição de sempre. Acho que a somação de todos só contribui para uma Assembleia melhor e um Sergipe cada vez melhor. Quero parabenizar a todos os cerimonialistas pela importância que vocês têm e coloco esta Casa à disposição de suas demandas e proposituras”.

Laura Kummer

Laura Kummer externou gratidão a Luciano Bispo

Por sua vez, Laura Kummer externou toda sua gratidão pela valorização do presidente Luciano Bispo com o servidores do Poder Legislativo. “É muito emocionante para a gente, é sempre bom a gente receber uma homenagem. Quem é cerimonialista sabe o quanto é trabalhoso planejar, organizar um evento. A gente faz de tudo para que não aconteça nada de errado. É uma honra receber vocês, meus colegas de profissão. E quero externar minha gratidão, em nome da equipe, ao presidente Luciano Bispo que tem promovido grandes mudanças na Alese”.

“O presidente tem buscado valorizar todos os servidores deste Poder, fez o concurso público. Quero dividir este momento com a minha equipe que não tem horário, que se dedica em todos os eventos, manhã, tarde e até entrando pela noite. Quero agradecer também às deputadas que fizeram o maior esforço para prestigiarem esse evento e aos demais, em geral, que são sempre atenciosos com o Cerimonial, como também é a nossa diretora de Controle Interno, Isabel Góes, sempre disposta a nos ajudar e a todos os diretores da Casa”, completou Laura Kummer.

Gilda Fleury

Gilda Fleury palestrou para os homenageados

Os homenageados com diploma do mérito foram agraciados no evento com uma palestra da diretora-presidente do Ibradep (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial) e diretora de Relações Institucionais do CNPC (Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo), Gilda Fleury Meirelles. “Sempre que me perguntam, ‘Cerimonial? Pra que? Não é supérfluo?’. Eu respondo dizendo que tire o cerimonial de sua solenidade e veja como ficará! Cerimonial não é frescura, mas reconhecer a tradição, cultura, ética, respeito e conhecimento”.

Mais adiante, a palestrante pontuou que o cerimonial otimiza o resultado do evento e o protocolo o normatiza, dando a cada um dos participantes as prerrogativas a que têm direito, pelo cargo que ocupam. “Hoje podemos afirmar, com imensa alegria, que o Brasil tem cerimonialistas com excelente qualificação. O cerimonial deixou de ser emergencial para ser institucional. Ele está nas Ciências Humanas. O cerimonialista é, antes de tudo, um mestre da arte de servir com decoro e dignidade. É um verdadeiro sacerdócio”.

Amauri dos Santos

Amauri Santos trouxe a mensagem do CNCP

Outro expositor foi o Delegado Estadual do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo e chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Amauri dos Santos. Ele externou sua felicidade em receber a homenagem da Assembleia Legislativa e avaliou que a solenidade “tem um significado importantíssimo e de valor histórico para os profissionais da área”, disse, trazendo a mensagem do presidente do CNCP, Fredolino Antônio David.

Ainda em sua exposição ele destacou o parlamento sergipano pela homenagem prestada aos cerimonialistas e fez questão de enaltecer “a grande autora e transmissora de conhecimentos de cerimonial e protocolo, por todo Brasil, Gilda Fleury Meireles. O CNCP aplaude efusivamente a homenagem que esta Casa do Povo presta, também, aos cerimonialistas sergipanos”.