Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Por iniciativa do presidente e deputado estadual Luciano Bispo (MDB), a Assembleia Legislativa de Sergipe promoveu, no início da noite dessa quarta-feira (30), no plenário da Casa, uma Sessão Especial para celebrar o Dia do Cerimonialista com diversos profissionais da área que foram homenageados pelo serviço que prestam à sociedade, inclusive, a equipe que responde pelo setor na Alese. Além de Luciano, outros deputados prestigiaram a solenidade.
Como o evento só pôde ser iniciado após a conclusão da votação dos projetos em tramitação na Assembleia, nas Comissões Temáticas e em plenário, o deputado Luciano Bispo desculpou-se com os convidados e explicou a importância da pauta que estava em discussão pelos parlamentares ao longo do dia. “São imprevistos que acontecem, mas tínhamos projetos bem relevantes para a sociedade em discussão. Mas quero dar ênfase, também, aos profissionais cerimonialistas, em nome das que trabalham aqui na Alese”, colocou.
Em seguida, Luciano Bispo fez uma saudação especial a Chefe do Cerimonial da Alese desde 2015, Laura Kummer. “É um prazer trabalhar com Laura e toda a sua equipe nesta Casa. Pela boa vontade e disposição de sempre. Acho que a somação de todos só contribui para uma Assembleia melhor e um Sergipe cada vez melhor. Quero parabenizar a todos os cerimonialistas pela importância que vocês têm e coloco esta Casa à disposição de suas demandas e proposituras”.
Laura Kummer
Por sua vez, Laura Kummer externou toda sua gratidão pela valorização do presidente Luciano Bispo com o servidores do Poder Legislativo. “É muito emocionante para a gente, é sempre bom a gente receber uma homenagem. Quem é cerimonialista sabe o quanto é trabalhoso planejar, organizar um evento. A gente faz de tudo para que não aconteça nada de errado. É uma honra receber vocês, meus colegas de profissão. E quero externar minha gratidão, em nome da equipe, ao presidente Luciano Bispo que tem promovido grandes mudanças na Alese”.
“O presidente tem buscado valorizar todos os servidores deste Poder, fez o concurso público. Quero dividir este momento com a minha equipe que não tem horário, que se dedica em todos os eventos, manhã, tarde e até entrando pela noite. Quero agradecer também às deputadas que fizeram o maior esforço para prestigiarem esse evento e aos demais, em geral, que são sempre atenciosos com o Cerimonial, como também é a nossa diretora de Controle Interno, Isabel Góes, sempre disposta a nos ajudar e a todos os diretores da Casa”, completou Laura Kummer.
Gilda Fleury
Os homenageados com diploma do mérito foram agraciados no evento com uma palestra da diretora-presidente do Ibradep (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial) e diretora de Relações Institucionais do CNPC (Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo), Gilda Fleury Meirelles. “Sempre que me perguntam, ‘Cerimonial? Pra que? Não é supérfluo?’. Eu respondo dizendo que tire o cerimonial de sua solenidade e veja como ficará! Cerimonial não é frescura, mas reconhecer a tradição, cultura, ética, respeito e conhecimento”.
Mais adiante, a palestrante pontuou que o cerimonial otimiza o resultado do evento e o protocolo o normatiza, dando a cada um dos participantes as prerrogativas a que têm direito, pelo cargo que ocupam. “Hoje podemos afirmar, com imensa alegria, que o Brasil tem cerimonialistas com excelente qualificação. O cerimonial deixou de ser emergencial para ser institucional. Ele está nas Ciências Humanas. O cerimonialista é, antes de tudo, um mestre da arte de servir com decoro e dignidade. É um verdadeiro sacerdócio”.
Amauri dos Santos
Outro expositor foi o Delegado Estadual do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo e chefe do Cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Amauri dos Santos. Ele externou sua felicidade em receber a homenagem da Assembleia Legislativa e avaliou que a solenidade “tem um significado importantíssimo e de valor histórico para os profissionais da área”, disse, trazendo a mensagem do presidente do CNCP, Fredolino Antônio David.
Ainda em sua exposição ele destacou o parlamento sergipano pela homenagem prestada aos cerimonialistas e fez questão de enaltecer “a grande autora e transmissora de conhecimentos de cerimonial e protocolo, por todo Brasil, Gilda Fleury Meireles. O CNCP aplaude efusivamente a homenagem que esta Casa do Povo presta, também, aos cerimonialistas sergipanos”.