Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Tratar do órgão vital do corpo humano: o coração. Esta é a função do cardiologista, especialidade médica que comemorará, nesta segunda-feira, 14, o seu Dia Nacional do Cardiologista, data criada para enaltecer este trabalho.
A Assembleia Legislativa de Sergipe conta, no seu departamento médico, com esta especialidade há dois meses. A novidade atraiu a atenção dos servidores que se interessaram por cuidar da saúde cardíaca. A médica cardiologista, Daniela Cruz, falou que a procura está intensa, e que alguns dos pacientes apresentam alguma doença.
“A cardiologia é uma das especialidades mais atuantes, e que tem uma quantidade enorme de pacientes. As doenças cardiovasculares são ainda as que mais matam no Brasil e no mundo, superam as neoplasias (câncer) e os acidentes”, disse.
Ela explicou que a prevenção é necessária, principalmente para as pessoas que têm históricos de doenças cardiovasculares na família. A médica contou que é possível ter uma vida saudável caso o diagnóstico seja realizado no início.
“São doenças derivadas do estilo de vida, do sedentarismo, da má alimentação, do estresse, da falta de um bom sono; e que ainda desenvolvem a hipertensão arterial. Mais de 25 milhões de brasileiros são hipertensos e boa parte deles não sabem”, explica, enfatizando que uma parte desse quantitativo evolue para insuficiência cardíaca, se não tratado.
“A gente trabalha muito com prevenção e correção de estilo de vida. A doença é importante em mortalidade, mas você consegue diminuir os índices fazendo atividade física e acompanhando com exames médicos”, detalhou.
Daniela Cruz comemorou a possibilidade de atender os servidores da Alese. Ela explicou que o consultório na Casa possibilita o atendimento com mais tempo para entender quais as dificuldades dos pacientes, de forma mais detalhada.
“A cardiologia não é só coração físico, tem paciente que chega com uma dor no peito e quando você esmiúça o histórico dele descobre que a dor é emocional. Aqui é possível fazer um atendimento humanizado, com o tempo necessário”, acrescentou.
As consultas com a cardiologista são destinadas aos servidores da Alese e realizadas todas as quintas-feiras no departamento médico.
Foto de capa: Pixabay