Dia da Mulher é lembrado com entrega de medalhas a prefeitas

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe recebeu, nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, 15 prefeitas de municípios sergipanos. Foi entregue, a 12 delas, a Medalha Quintina Diniz, honraria da Casa para celebrar a importância da presença feminina na sociedade como um todo.

Quintina Diniz foi professora e feminista, e fundou em Aracaju, em 1906, o primeiro educandário feminino de Sergipe. O seu nome foi lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso Feminino.

Prefeita de São Francisco, Alba dos Santos Nascimento

A prefeita de São Francisco, Alba dos Santos Nascimento (MDB), falou da importância de ter a presença feminina. Ela explicou que as mulheres costumam ser mais próximas às pessoas, com uma fraternidade mais latente em todos os setores.

“A mulher tem um lado mais solidário, é mais atuante, as pessoas procuram mais por ela ser mais aberta, as pessoas sabem que quando procuram podem contar. A mulher está sempre disposta a ouvir, aconselhar e a resolver os problemas. Há uma diferença muito grande e eu vejo isso dentro do meu município”, afirmou.

Prefeita de Carmopolis, Esmeralda Mara Silva Cruz

A prefeita de Carmopolis, Esmeralda Mara Silva Cruz (PSD), destacou a necessidade do empoderamento feminino. Ela disse que é preciso que todas entendam o quanto podem fazer pelas suas próprias forças sem se intimidar com dificuldades que possam enfrentar.

“Eu estou muito feliz em estar nesse dia tão importante, quando a gente para para pensar em nossas lutas, vitórias, conquistas. E que mais mulheres sejam empoderadas, lutando e acreditando. Hoje eu aprendi, com as provações e lutas a gente vai aprendendo e ficando forte”, falou.

Prefeita de Pedrinhas, Francecleide Lima Santos Souza

A prefeita de Pedrinhas, Francecleide Lima Santos Souza (PSB), falou que esta é uma data memorável e necessária. Ela disse que em qualquer área de trabalho, a mulher pode se destacar pela força que tem em querer vencer.

“A gente sabe que em qualquer dia a mulher se destaca, mas nesse dia é quando a gente lembra do poder de cada uma, mesmo sendo uma dona de casa, uma prefeita, uma médica, em qualquer situação nós nos tornamos essenciais. Então eu acho justo para que todas nós mulheres sejamos lembradas do poder que a gente tem em mãos, da força que a gente tem nos braços, nas pernas e no ventre. É um momento também de apreciar quem você é e o que você tem ao lado”, declarou.

A prefeita de Poço Redondo, Aline dos Santos Vasconcelos (Republicanos), também foi homenageada, mas ela não pôde comparecer ao evento de entrega. As homenagens foram realizadas no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese