No período de 2021 a 2023, o Brasil teve 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até 19 anos. A maior parte das vítimas são do sexo feminino, com 87,3% dos registros, e 52,8% são identificadas como negras (conjunto de pessoas pretas e pardas).
Os dados fazem parte da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A pesquisa mostra ainda que 67% das meninas vítimas são violentadas dentro de casa e, em 85,1% das vezes, o autor do crime era conhecido da menina.
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, em 2021, a Lei Nº 8.899, que institui o ‘Dia da Campanha Quebrando o Silêncio’ no Estado de Sergipe. Este ano, a data será celebrada neste sábado, 24.
A Campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância de colocar um basta à violência sexual, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência ao abuso. Promover a paz, a valorização do ser humano, o respeito ao próximo através de valores morais e cristãos e de cidadania.
Qualquer pessoa pode denunciar casos às autoridades competentes. Para tanto, basta ligar no número 100, canal gratuito e sigiloso do Ministério dos Direitos Humanos, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
As denúncias podem ser feitas também através do Disque 191 (Polícia Rodoviária Federal), Disque 190 (Polícia Militar), Disque 197 (Polícia Civil), Disque 194 (Polícia Federal). O anonimato do denunciante é garantido em todos os números de contato.
Foto: Divulgação