logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia da Banda Filarmônica enaltece a cultura e a arte

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Nesta segunda-feira, 31, é comemorado o Dia da Banda Filarmônica. A data foi instituída pela Lei Nº 8.298, de 13 de outubro de 2017, com o objetivo de destacar a importância do trabalho desempenhado por estes artistas que favorecem a cultura por todo o estado.

São várias as bandas filarmônicas existentes em Sergipe. Todas elas promovem a inclusão de crianças e jovens na vida artística e cultural que esses grupos se acostumaram a preservar pelas cidades sergipanas.

O termo “filarmônica” significa “amor pela harmonia”. Ele surgiu no século 19 e se referia a sociedades de músicos unidos em prol da prática de apresentar sua arte sem fins lucrativos, com todos os instrumentos comprados e os músicos mantidos pela sociedade.

Os instrumentos mais usados são divididos entres os de Sopros – trompete, clarinete, trombone, tuba, bombardino, flauta transversal, saxofone, trompa de harmonia; Cordas – violão, violino, guitarra; e Percussão  – bombo, caixa de rufo, pratos, timbales, maracas, triângulo, pandeireta, bongós, congas, entre outros.

As bandas filarmônicas marcam presença na maior parte dos eventos promovidos pelo Poder Público com a união de todos estes instrumentos, garantindo a qualidade musical para o público presente, além de mostrar aos interessantes em participar como é feito este trabalho.

Foto: Divulgação

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo