Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Nesta segunda-feira, 31, é comemorado o Dia da Banda Filarmônica. A data foi instituída pela Lei Nº 8.298, de 13 de outubro de 2017, com o objetivo de destacar a importância do trabalho desempenhado por estes artistas que favorecem a cultura por todo o estado.
São várias as bandas filarmônicas existentes em Sergipe. Todas elas promovem a inclusão de crianças e jovens na vida artística e cultural que esses grupos se acostumaram a preservar pelas cidades sergipanas.
O termo “filarmônica” significa “amor pela harmonia”. Ele surgiu no século 19 e se referia a sociedades de músicos unidos em prol da prática de apresentar sua arte sem fins lucrativos, com todos os instrumentos comprados e os músicos mantidos pela sociedade.
Os instrumentos mais usados são divididos entres os de Sopros – trompete, clarinete, trombone, tuba, bombardino, flauta transversal, saxofone, trompa de harmonia; Cordas – violão, violino, guitarra; e Percussão – bombo, caixa de rufo, pratos, timbales, maracas, triângulo, pandeireta, bongós, congas, entre outros.
As bandas filarmônicas marcam presença na maior parte dos eventos promovidos pelo Poder Público com a união de todos estes instrumentos, garantindo a qualidade musical para o público presente, além de mostrar aos interessantes em participar como é feito este trabalho.
Foto: Divulgação