DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Deputado critica retenção de ambulâncias no HUSE

Na sessão plenária de hoje, 12, o deputado Georgeo Passos (Cidadania)  fez uso da tribuna para registrar irregularidades na circulação de ambulâncias que o Sistema Único de Saúde (SAMU) vem enfrentando dentro do Hospital de Urgência de Sergipe, o HUSE. O parlamentar exibiu um vídeo com denúncia feita essa semana por um vereador da Câmara Municipal de Aracaju (CAM). No vídeo, o vereador denuncia que apenas 13 macas circulam em Aracaju, e que o número de cinco ambulâncias estariam paradas, sem sair do hospital, por  macas das ambulâncias estarem retidas em uma sala no hospital.

“É uma denúncia de tamanha gravidade. As ambulâncias  ficam paradas no HUSE, por falta de maca para circulação, afim de controlar o fluxo que lá chega. Estão brincando com as vidas das pessoas que aguardam atendimentos nas ruas”, criticou Georgeo.

Parlamentar fala de lutas por recuperação de rodovias

O deputado Dilson de Agripino (Cidadania) utilizou a tribuna para falar da luta da Casa Legislativa diante da duplicação da BR 101, quando esteve em Brasília buscando recursos para sanar os problemas. “Alguns recursos foram liberados, demanda faz parte do grito dessa casa. “A gente deve buscar apoio dos deputados federais para ajudar Sergipe e o governador do estado a cumprir a meta de recuperação das rodovias”. Dilson também  falou do  fortalecimento dos batalhões no interior do estado, disse  que o batalhão  que atende a região Sul  e Centro Sul ganhou um  apoio, quando o município de Itabaianinha receberá cinco motocicletas para ajudar na segurança.  “Há ainda projetos para novas adutoras. O calor  está forte e quente, e vamos reivindicar recursos para melhorar a situação de água daquela região”, contou Dilson.

Adailton agradece por redução de ICMS do gás veicular

O deputado Adailton Martins ( PSD) utilizou a tribuna para agradecer ao governador Belivaldo Chagas, por atendimento de Indicação de sua autoria onde reivindicava a redução do ICMS  sobre o Gás Veicular, alegrando aos taxistas.  ” Quero agradecer também ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) , que esteve nos dias 10, 11 e continua hoje também, lá em Santa Rosa do Ermírio  e Poço Redondo, fazendo mais de  500 atendimentos ao povo, na retirada de documentos. Para finalizar, quero convidar a todos para o Natal Iluminado na Barra dos Coqueiros, que será hoje às 17h30 . E amanhã, dia 13, convido para a procissão de Santa Luzia, às 16h30, evento contará com a   participação do padre Alessandro Campos”, salientou Adailton.

Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna para comunicar que, com a leitura no expediente  de hoje, do Projeto de Lei de nº 53, que dispõe sobre instituir o ano de 2020 do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe,  reuniões estão sendo realziadas para que a Casa legislativa tenha uma agenda própria para as celebrações do evento.

Deputado diz ser contra a PEC da previdência

O deputado Iran também criticou a Proposta de Emenda à Constituição da Previdência Social de Sergipe (PEC da Previdência) que foi lida  hoje também no expediente. Segundo contou, ele já vem se manifestando nas redes sociais que é contra a formulação da atual proposta.  Iran diz ser divergente à referida PEC por ela não ser uma  alternativa positiva, duvida que  proposta atual venha  melhorar  a situação econômica do país.  “Isso amplia os problemas que estamos passando. Me parece que o caso ainda é mais grave que o nacional,  exemplo disso é que na PEC de Sergipe não há regras de transição. Valerão de imediato, tanto para  os servidores ativos e para quem ingressou”, declarou Iran.

A deputada  Goretti Reis (PSD)  conta que esteve na Secretaria de Saúde do Estado (SES) e sobre  a apreensão de  macas do Hospital João Alves Filhos (HUSE), conversou com o secretário e a secretária executiva e, e sobre vídeo veiculado  pelo vereador  da Câmara Municipal de Aracaju,  e explicou a situação. ” O que ocorre é que há uma série de adequações, mudanças para resolver fluxos na Ala Verde do hospital, e  o posicionamento das macas retidas  se dá por uma questão de reforma, onde houve a necessidade de colá-las num só espaço.  Em nenhum momento, não há consentimento do gestor e governo em  fazer retenção de macas, dificultando o encaminhamento devido  do SAMU para atendimento de  vítimas de acidentes”, explicou  Goretti a  situação das macas.

Deputada critica baixa no atendimento básico em Lagarto

Goretti falou ainda sobre a crise do atendimento de atenção básica do município de Lagarto. Segundo denuncia, a falta de atenção primária  tem provocado a superlotação dos hospitais da região. “Em Lagarto houve redução de 11 mil consultas/mês  e de mais de 500 mil procedimentos  deixaram de ser ofertados à população. Isso superlota o hospital de urgência pois a população o utiliza para fazer fazer exames e consultas”, avaliou a parlamentar.

Gilmar critica PEC sem diálogo

Gilmar Carvalho ( PSC) utilizou a tribuna para declarar que é contra a PEC da Previdência Social de Sergipe. Segundo expôs, “se a previdência estadual está em conformidade com a previdência federal, qual a pressa  de votar, fazendo isso sem  ouvir a população? Se querem ludibriar,passar a perna nos trabalhadores, que façam! Eu  já aviso que votarei contra”,  frisou Gilmar.

Fotos: Jadilson Simões