DESTAQUES do Pequeno Expediente

Stephanie Macêdo – Rede Alese

Dilson registra ida à Brasília contra PEC que extingue municípios

Na sessão plenária de hoje, 5, o deputado estadual Dilson de Agripino (Cidadania) utilizou a tribuna da Casa Legislativa de Sergipe (Alese) para registrar que participou em Brasília, junto a alguns prefeitos de Sergipe e demais estados do Brasil da mobilização  contra a Proposta de Emenda à Constituição(PEC 188/129) do Pacto Federativo. A PEC, enviada pelo governo ao Congresso, propõe a extinção de municípios que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos sobre as receitas totais e que tenham população de até cinco mil habitantes.

“Estamos travando uma luta contra a PEC, onde em Sergipe 11 municípios serão extintos. Diante desse movimento, levamos para Brasília as dificuldades dos municípios de Sergipe junto à Frente Parlamentar Municipalista  desta casa”, declarou o parlamentar.

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) solicitou da Mesa Diretora da Alese o adiantamento das votações na casa. Segundo o parlamentar, diante da  aprovação de  Emenda que modifica o tempo do recesso da casa,  saindo de 90 dias para 55 dias, o último dia de atividades será no dia 19  de dezembro.

“Nós percebemos que até o dia 19 só temos 15 dias de trabalho, e precisamos fazer a análise de vários projetos que estamos tramitando na casa, daí a ver com a Mesa Diretora da casa a possibilidade de, na semana que vem,  a gente já iniciar a votação de projetos mais tranquilos, evitando que fiquemos aqui no dia 19 até à madrugada, onde vemos que não há a necessidade dessa situação. Por isso sugiro que na semana que vem já votemos  em projetos de deputados e de vetos, deixando dois dias para isso. E na semana seguinte, que votemos então nas Emendas do magistério que estão pendentes, e  de outros projetos. Deixando assim a votação do orçamento que ainda está  em terceira discussão, do projeto plurianual e outras que aparecerem, para terminarmos no dia 19 com tranquilidade”, sugeriu o parlamentar.

Gilmar defende a instituição do Dia da Consciência Negra em Sergipe

O deputado Gilmar Carvalho (PSC) utilizou a tribuna para propor o aceite, por parte dos deputados, de seu Projeto de Lei que institui no estado de Sergipe o Dia da Consciência Negra. “Estamos assistindo nesse país pessoas negras assumindo cargos federais para  defender  a extinção do feriado da Consciência Negra. Os loucos têm tratamento, e há hospital psiquiátrico para isso, e esse povo api não é louco.  Proponho  e peço a casa que vote no projeto de nossa autoria que institui, no estado de Sergipe,  o Dia da Consciência Negra dado a  importância de  se reconhecer nossos irmãos negros”, solicitou Gilmar.

O deputado Iran Barbosa (PT) disse que fez um requerimento destinado ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira,  cobrando explicações sobre a retirada de árvores da avenida Hermes Fontes. “Qual o motivo dessa retirada? Não se pode melhorar às condições para os carros piorando as condições das pessoas. No requerimento queremos saber sobre a política de arborização, se a retirada das árvores terá compensações”, cobrou Iran,  frisando que há nas redes sociais uma grande preocupação da população sobre a situação.

Maria parabeniza empreendedores e Itabaiana

A deputada Estadual Maria Mendonça (PSDB), utilizou seu espaço na tribuna para parabenizar o povo empreendedor da cidade de Itabaiana. “Toda semana uma loja é inaugurada em Itabaiana, uma iniciativa que vem na contramão à crise. O povo de Itabaiana mostra que crise lá não existe. A ousadia é a marca do povo de Itabaiana”, declarou Maria Mendonça.

Samuel registra votação favorável do Senado para categoria

O deputado Capitão Samuel (PSC) comemorou a aprovação pelo Senado, no dia de ontem, 4, da previdência dos militares brasileiros. “Conseguimos uma vitória, onde policiais militares estaduais serão tratados igualmente com os federais. Saímos de  uma aposentadoria de 30 anos para 35 anos de serviço. A única classe de trabalhadores  brasileiros  que ainda não se aposenta antes dos homens é a da mulher militar. Isso ainda precisa ser debatido, mas o estado poderá regulamentar essa condição, a discussão  sobre essa demanda inda continua”, comemora o fato.

Fotos: Jadilson Simões