Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) foi a primeira oradora da sessão plenária. A deputada abriu o seu discurso lamentando a constância da greve dos professores na Casa Legislativa de Sergipe – greve já chega ao sétimo dia de protesto.
“Os professores não podem ter seus direitos vilipendiados, é preciso um certo grau de consciência do governante. O ideal a ser feito seria a retirada desse projeto e que a discussão sobre ele fosse feita no próximo ano, dentro de uma maior discussão junto aos professores. É preciso, de fato, que se chegue a um bom termo e que os professores mantenham todos os seus direitos, esse é meu desejo”, defendeu Maria.
Na ocasião do uso da palavra, a deputada também fez menção a história de luta do médico Almir Santana, diante do seu trabalho no combate ao vírus HIV. Maria Mendonça lembrou que no dia de ontem, 1, foi Dia Mundial de Luta Contra a Aids. “A doença ainda não foi erradicada e em Sergipe há casos e casos. A Aids é uma doença que mata, no mundo todo cerca de 35 milhões de pessoas já foram acometidas pelo vírus, sendo 800 mil no Brasil. Só em Sergipe o número chega a 7 mil pessoas. O trabalho do médico Almir Santana precisa ser reconhecido, ele se colocou a serviço das pessoas do HIV”, declarou a parlamentar.
O deputado Luciano Pimentel ( PSD) destacou que o município de Siriri foi eleito pelo Conselho Federal de Odontologia, no último dia 27, como o segundo município da região Nordeste em Saúde Bucal. “É um momento de agradecer ao município, que essa colocação sirva de exemplo para outros municípios sergipanos, e que eles venham a contribuir pela saúde pública da forma que Siriri vem fazendo”, comemorou o deputado.
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) registrou que no último final de semana ocorreu o 14º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT), ressaltou que o evento aconteceu na sede do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). “Já fiz um requerimento para esta casa hoje, de nº 1.754, desejando sucesso a nova direção eleita da Central Única dos Trabalhadores”, parabenizou Iran, destacando a importância dos sindicatos.
A deputada Kitty Lima (Cidadania), subiu à tribuna para frisar que está chateada como a forma que a política está sendo conduzida no estado, no quesito verbas públicas. “São várias emendas que estamos tentando colocar para melhorar a vida do nosso povo, e pra minha surpresa estou tendo dificuldade de encaminhar verba. Não sei se é pessoal ou o que é. É um absurdo em se colocar questão pessoal-política em detrimento ao beneficio da população”, reclamou.
A deputada também solicitou que o texto da Previdência Estadual, que está para ser encaminhado para a Casa Legislativa para votação dos parlamentares, chegue com tempo amplo para apreciação. “Temo que tenhamos que votar à toque de caixa, e isso não está certo. Peço que a gente tenha tempo para estudar e analisar esse projeto”, sugeriu.
Fotos: Jadilson Simões – Arquivo Alese