DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Dilson de Agripino parabeniza o padre Souza, da paróquia de Tobias Barreto, por aniversário na data de hoje

A sessão plenária de hoje, 27,  teve tempo reduzido diante da votação de projetos de lei que serão apreciados e votados pelos parlamentares da Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira. O deputado Dilson de Agripino (CIDADANIA) abriu os discursos  registrando o aniversário nesta quarta-feira, do padre Souza (Monsenhor José de Souza Santos), que nasceu em 1930.

” O padre recebeu ontem, 26,  através de nossa autoria, a  Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim”. Na oportunidade, diante de vigília dos professores que foi iniciada ontem, 26, na Casa Legislativa,  sugeriu que discussões, em primeiro momento, deveriam ocorrer entre a  classe junto a técnicos do governo e com os deputados da casa, para tão somente ir ao governador após discussões.

Iran Barbosa defende apoia iniciativa dos professores

O deputado Iran Barbosa (PT), anunciou que esteve   com  a professora Ivonete Cruz,  presidente do Sindicato dos Professores (Sintese), e falaram de tratativas  sobre ocupação do espaço na casa. Na oportunidade, agradeceu a compreensão do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), pela oferta da segurança de os professores realizarem a vigília com tranquilidade nas dependências da Alese.

No entendimento do deputado Iran, “a resistência do magistério é necessária”.  Desde que chegaram na Assembleia Legislativa, os Projetos de Lei Complementar nº 16 e nº 17, de autoria do Poder Executivo, tem gerado uma grande polêmica, causando a vigília da classe na casa do povo.  Ambos os projetos abordam temas como triênio, incorporações e carga horária.

Georgeo registrou que entregou pessoalmente a medalha de mérito educacional à professora Alaíde, com 107 anos de vida.

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) disse que foi até a cidade de Ribeirópolis para fazer pessoalmente a entrega  da  Medalha de Mérito Educacional Manoel Bomfim para a professora  Maria Alaíde Menezes. A professora foi homenageada junto com outros professores por exercício da atividade no magistério. Com  107  anos de  vida,  e parte deles dedicados ao magistério, a professora, com indisponibilidade de saúde, não compareceu  na homenagem realizada na manhã de ontem 26, no plenário da Alese.

Por vídeo,  a professora agradeceu a homenagem. Disse que sua vida foi integralmente dedicada à Educação, e que na metade do século XX começou   a trabalhar como educadora. Na ocasião, Alaíde narrou toda a sua trajetória nas escolas, afirmando que o ensino transforma vidas. Ao final  de sua fala, a homenageada recitou poema de Cora Carolina, frisando  que ” feliz que aquele que trâmite o que ensina”.

Deputado pede aos pares apoio na votação de projeto de sua autoria

O deputado Doutor Samuel (CIDADANIA) utilizou a tribuna para pedir aos pares apoio na aprovação do projeto de  lei de sua autoria, o de nº 78. “O projeto dispõe sobre a notificação compulsória de casos de violência e auto provocada  inclinando tentativas de suicídio  e automutilação no âmbito do estado”.

Kitty Lima critica aposentarias do governador

A deputada estadual Kitty Lima (CIDADANIA) usou seu espaço na tribuna para exibir um vídeo com frases que apontam crísticas  a gestão do governo. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, apontando o  recebimento das  três aposentadorias do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

O líder do governo, Zezinho Sobral (PODE) ao ouvir críticas da deputada Kitty Lima (CIDADANIA) sobre  a sua insatisfação com o  posicionamento do Governo do Estado ante projetos dos professores e sobre a aposentadoria do governador, disse o parlamentar que lamenta a ausência de discussão de pautas de projetos e ementas na tribuna, quando espaço passa a ser  utilizado para realização de ataques pessoais e  ausência do diálogo.

Zezinho Sobral critica ataques pessoais ao governador

” Eu não  concordo com desrespeito e agressões pessoais como a senhora (Kitty) vem fazendo. A senhora reclama da aposentadoria do governador, quando ele tem direito, pelo que vem contribuindo”, declarou Zezinho.

Fotos: Jadilson Simões