DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

A abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 16, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) disse que vai propor ao Governo do estado que reveja o modo de transporte dos 190 atletas que irão participar dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau (Santa Catarina).

De acordo com o parlamentar, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) irá custear todas as despesas como estadia e alimentação, menos o transporte que ficou sob a responsabilidade de cada estado. “A preocupação dos estudantes e dos professores que prepararam esses jovens é que eles irão competir assim que chegaram à cidade. Além disso, tem a questão da segurança porque o estado está disponibilizando ônibus”, observou.

O deputado Georgeo Passos (PPS) informou que irá criar uma série “Os Engavetados” para cobrar da Casa Legislativa os Projetos de Lei que não foram tramitados na Alese, desde o ano de 2015.

“Percebemos que o diálogo que tivemos com a CCJ não avançou e precisamos dar uma resposta à sociedade sergipana de alguns problemas que, na minha visão, acontecessem no parlamento. Somente eu, tenho mais de 30 PL que não passaram pela CCJ ou foram desarquivados”.

Já o parlamentar Francisco Gualberto (PT) comunicou que não irá mais contribuir com o deputado Gilmar Carvalho (PSC) com relação à vinda de representantes do Governo Federal para tratar sobre o derrame de óleo nas águas nordestinas, por conta de uma notícia veiculada TV Câmara, onde vários deputados federais e senadores se pronunciaram, que tinha a informação que a tragédia se trata de crime ambiental premeditado.

“Citaram o nome da empresa e estão defendendo a tese de que este desastre ecológico tinha por finalidade desviar o foco para todo o desgaste do Governo Federal vinha sofrendo em função do desmatamento proposital das queimadas da Amazônia”.

Kitty Lima (PPS) apresentou dados referentes à audiência pública que realizou na última segunda-feira, 14, sobre “Direito e Proteção Animal – Métodos Alternativos no Combate à Leishmaniose”. A parlamentar destacou que no ano de 2017, segundo dados do Ministério da Saúde, 4.103 casos de Leishmaniose visceral foram notificados no Brasil, sendo 1.824 na região Nordeste, onde 327 pessoas morreram no Brasil. Em Sergipe, no ano de 2018 foram registrados 55 casos com nove mortes.

Por fim, o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) destacou os avanços da Segurança Pública do estado.

Fotos: Jadilson Simões