Destaques do pequeno expediente

Por Luciana Botto- Rede Alese

Na tarde desta segunda-feira,7, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna para divulgar a campanha realizada pelo Ministério Público Federal em Sergipe, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social que trata da consulta digital sobre violações de direitos humanos na mídia sergipana.

Segundo Iran, a consulta digital está aberta desde o último dia 3, seguindo até o dia 31 deste mês, realizada por meio de formulário, disponível no site do MPF/SE e no site da OAB/SE, e busca relatos de casos ocorridos nos últimos três anos.  “O grande objetivo da consulta é aperfeiçoar a atuação na garantia de direitos à população diante do desrespeito às regras legais que regulam os meios de comunicação no Brasil”, explicou Iran Barbosa acrescentando que “no formulário, o cidadão poderá informar sobre matérias ou entrevistas exibidas nos veículos de comunicação ou relatar casos de emissoras de rádio ou TV que cometem casos recorrentes de violações”.

O líder do governo, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) parabenizou o deputado Capitão Samuel (PSC), pela iniciativa da propositura que concedeu a Medalha do Mérito Parlamentar ao general do Exército Brasileiro e vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB), na última sexta-feira. “Achei oportuna, necessária e relevante. Entendo que o ato praticado tem o objetivo de fortalecer e trazer importantes investimentos e atenção para o Brasil e o estado de Sergipe”, frisou Zezinho, destacando as solicitações feitas pelas autoridades sergipanas  no que diz respeito ao término das obras da duplicação da BR-101.

O deputado Georgeo Passos (PPS), chamou a atenção para o desastre ambiental que está acontecendo em Sergipe, e em outros estados do Nordeste. O parlamentar ressaltou que nos últimos dias o litoral sergipano está recebendo toneladas de óleos, e que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, desembarcou no estado esta tarde, a fim de averiguar o tamanho do desastre ecológico. “Só em Sergipe já são mais de 40 km de praias contaminadas. Um dano enorme causado, tanto para economia, como para quem também sobrevive da pesca”, alertou Georgeo pedindo esforços da Assembleia e da Comissão do Meio Ambiente com suas atribuições.

Já são 130 localidades afetadas do Piauí a Bahia. Trinta e nove dias que esse óleo foi detectado, mas não tivemos nenhuma ação efetiva. O óleo já chegou em rios e mangues. Precisamos conter o quanto antes esse cenário”, apelou Georgeo

Luciano Pimentel (PSB),  informou que esteve em Brasília, na semana passada, participando de reunião de Assembleia Geral da Unale, bem como esteve no Congresso Nacional, a fim de buscar a pauta da energia solar. Em seu pronunciamento, disse que esteve reunido com vários parlamentares e detectou junto a eles a necessidade de reformulação no estudo sobre como enquadrar a liberação de energia solar aos municípios através de emenda parlamentar.

Segundo Pimentel, a assessora do deputado federal sergipano Fábio Reis entrou em contato na manhã de hoje, informando que será realizado um estudo que será encaminhado ao deputado e depois retornará ao Congresso Nacional com uma forma mais definitiva  para geração de energia solar fotovoltaica para os municípios.

Fotos: Jadilson Simões