DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

No início dos trabalhos legislativos desta terça-feira, 02, o deputado estadual Georgeo Passos (PPS), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para falar sobre o descaso com a saúde

pública do estado. Georgeo denunciou o vazamento de uma torneira em um dos banheiros do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

“Para alguns parece ser simples, mas interpretei como falta de gestão desse atual Governo. Em vez de consertar o que está errado, preferem fazer esse descaso. Todos sabem o custo que é para manter o HUSE por mês, inclusive, o próprio governador mencionou as contas exorbitantes de energia elétrica e água. Se nem uma torneira está consertando, imagine equipamentos mais caros e delicados que dificultam a manutenção”, frisou o parlamentar.

Garibalde Mendonça (MDB) parabenizou o projeto Movimento Internacional da Paz (Minpa), que no último sábado, 28, completou 34 anos de existência. “O projeto é realizado em Aracaju, mas abrange todo o estado de Sergipe. O presidente da entidade, Jorge Lopes, vem fazendo um belíssimo trabalho em atender pessoas necessitadas de Sergipe”, destacou Garibalde.

Na sequência, o deputado estadual Adailton Martins (PSD) informou que apresentou à Mesa Diretora da Casa Legislativa

a indicação nº 415, solicitando ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a criação de uma linha de transporte coletivo público, dentro do Sistema de Transporte Integrado Metropolitano, com roteiro Aracaju/Barra dos Coqueiros, sentido ao povoado Jatobá.

Além de reivindicar melhorias no transporte público, Adailton Martins lamentou a falta de compromisso do Governo Federal com o estado de Sergipe. O parlamentar informou que os recursos para a conclusão das obras da BR-101 em Sergipe não virão em 2020. “Procurei saber com o pessoal do Dnit e não foi alocado recursos para o próximo ano. Confidenciaram que o dinheiro foi para os estados de Pernambuco e Bahia. Para Sergipe não será feito, como prometido pelo ministro de Transporte”, colocou.

Por sua vez, a deputada estadual Goretti Reis (PSD), convidou todos para o lançamento do Movimento Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o “Câncer de Mama”, que acontecerá nessa quinta-feira, dia 3, às 10h, no plenário da Alese. “Quando estive em Brasília, fiquei feliz em ver que o movimento esta forte. Lá verificamos diversos prédios públicos e particulares na cor rosa”, colocou.

Sobre a homenagem que o vice-presidente general Mourão, receberá na próxima sexta-feira, dia 04, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT), enfatizou que não irá participar da solenidade mesmo sendo membro da Mesa Diretora.“Todos sabem da nossa posição com relação ao governo Bolsonaro, que não se resume ao presidente, pois é toda a sua equipe governamental. Temos certeza absoluta que desse mato não sai coelho, aliais, só sai fogo. Como iremos homenagear um vice-presidente que está fechando a Fafen e tirando a sede da Petrobras de Sergipe, gerando milhares de desemprego?”, questionou.

O deputado Iran Barsosa (PT) falou sobre a paralisação dos trabalhadores da Educação em Sergipe que acontece hoje e amanhã, dia 03. De acordo com Iran, a categoria se mobiliza na luta nacional contra os cortes na Educação promovidos pelo Governo Federal, e a Reforma da Previdência. A cobrança também é em defesa do reajuste do piso na carreira. Além disso, segundo o parlamentar, a mobilização também é contra a chegada de projetos de lei na Alese, que criam o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe – SAESE e propõe a implantação do  “Programa Alfabetização pra Valer”.

Por fim, Zezinho Sobral (PODE) destacou que à luta sobre as obras da BR-101 deve continuar. “Tem dinheiro para Recife e Bahia, mas não tem para Sergipe concluir as obras da BR 101, um compromisso assumido pelo ministro. Iremos buscar nossa bancada sergipana para que eles marquem audiências sucessivas cobrando e buscando informações. Nosso trabalho não se encerra com a primeira fala, tem continuidade e nós seremos insistentes e persistentes nessa questão da BR-101”, finalizou.

Fotos: Jadilson Simões