Destaques do pequeno expediente

Por Luciana Botto-Rede Alese

Na sessão plenária desta quinta-feira, 26, o deputado estadual Georgeo Passos ( PPS) fez o registro do dia mundial do Turismo e do turismólogo, comemorado no dia 27 de setembro. O deputado sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar, com o objetivo de se discutir as políticas públicas que possam auxiliar no desenvolvimento de Sergipe.

Foi exibido um vídeo em que a categoria recebeu homenagens na fala da presidente da Associação Brasileira de Turismólogo e Profissionais de Turismo de Sergipe (ABBTURSE) Ellen Carvalho, ressaltando o dia, mas apresentando preocupação em  relação ao desenvolvimento turístico de Sergipe, atuação dos profissionais e a divulgação da Semana do Turismo e do turismólogo no estado.

“Sergipe precisa muito que essa pauta seja retomada pelo governador e pela Secretaria de Turismo. Nós precisamos gerar emprego e renda, valorizando o profissional que é capacitado, estuda e que quer apenas a oportunidade para trabalhar”, disse Georgeo Passos

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), como secretário nacional de Turismo e Desenvolvimento Social da União Nacional dos dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale),  reforçou a importância do setor turístico para o crescimento da economia de Sergipe e Brasil, e registrou a participação de Sergipe em evento que está sendo realizado em São Paulo.

Pimentel parabenizou o Governo do Estado, bem como os municípios que estão com stand institucional em São Paulo, informando ainda que o governo assinou convênio com a CVC, objetivando  a realização de um trabalho em conjunto, para a divulgação de Sergipe. “Tenho certeza absoluta que haveremos de melhorar o fluxo turístico no nosso estado e, consequentemente, a geração de emprego e renda, para nossa gente”, ressaltou o deputado Luciano

A deputada kitty Lima (PPS) soma-se à  causa do turismo e cobra ações mais concretas para a mudança do cenário. “São várias pessoas capacitadas na atuação do turismo que não tem  oportunidade de emprego”, disse a parlamentar acrescentando “Se faz necessário focar no assunto, lembrando que o turismo movimenta a economia, a geração de empregos, além de ser uma solução para a crise fiscal”

Kitty Lima também registrou seus projetos protocolados na Casa Legislativa, a exemplo dos PLs: Setembro Dourado- de combate ao câncer juvenil e  Setembro Verde – doação de órgãos em Sergipe.

A deputada Maria Mendonça (PSDB) elencou pontos turísticos do estado de Sergipe, a exemplo das Poções da Ribeira, um espaço para banho que conta ainda  com penhasco para a prática do esporte radical, o Parque Nacional da Serra de Itabaiana,  o Parque dos Falcões,  reforçando a importância do Dia Mundial do Turismo e do turismólogo para Sergipe. “Somos um estado com potencial turístico extraordinário. Temos  a oportunidade de projeção de turismo de forma destacada”, justificou Maria Mendonça deixando a sugestão da criação de uma Frente Parlamentar que possa agregar todos os envolvidos, visando garantir o desenvolvimento do turismo em Sergipe.

A deputada Goretti Reis (PSD), parabenizou o Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE) que  realiza hoje e amanhã, o I Fórum de Urgência e Emergência, com o objetivo de capacitar os profissionais em nesses tipos de atendimento.

A parlamentar apresentou  uma demanda da deputada Kitty Lima, o Projeto de Lei que  trata dos cuidados em primeiros socorros nos espaços da escola. O desafio colocado foi o de se tentar junto aos profissionais da enfermagem, através do COREN, sindicato da categoria em Sergipe, uma parceria para treinamento dos professores nas redes municipais e estaduais de ensino.

Fotos: Jadilson Simões