DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Stephanie  Macêdo – Rede Alese

Na sessão plenária de hoje, 24, o deputado Doutor Samuel (PPS) parabenizou os colegas Georgeo Passos (PPS) pelo aniversário de 32 anos e a deputada Kitty Lima (PPS), pela autoria da palestra da segunda-feira sobre o Dia do Radialista. O evento contou com a participação de profissionais de rádio e televisão de Sergipe.

O deputado pediu ao presidente da Casa Legislativa que não fosse lido o requerimento da CPI da Pedofilia, que é uma matéria de sua autoria. “Ouvi a entrevista do presidente desta casa, Luciano Bispo (MDB), e ele disse que não há pressa para esse requerimento, no que discordo diante da ocorrência de vários casos no Brasil  e em Sergipe sobre esse grave problema que é a pedofilia. Portanto, agradeço aos 20 deputados que assinaram a favor de apresentação do requerimento nesta casa”, declarou.

O deputado Iran Barbosa (PT) apelou ao governador Belivaldo Chagas (PSD) e ao secretário de Educação de Sergipe, Josué Subrinho, que retirassem, inicialmente, da Casa Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei  do Poder Executivo que pede a aprovação dos deputados sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe.

Iran justifica que antes mesmo de o projeto passar por apreciação e votação dos parlamentares, que seja discutido amplamente por instituições, gestores, estudantes, professores, diretórios, sindicatos, conselhos, entre outros,  afim de que os envolvidos com a área de Educação  em Sergipe conheçam melhor o que a lei estadual propõe.

Em resposta à sugestão do deputado Iran, o líder do governo Zezinho Sobral, disse que o próprio secretário da Educação, Josué Subrinho, se colocou à disposição para discutir o referido projeto. Nesse cenário, o presidente da Casa, Luciano Bispo, adiantou que o projeto de lei destacado não entraria na pauta de votação da casa no dia de hoje, 24.

A Energia Solar Fotovoltaica foi tema de exposição na tribuna pelo deputado estadual Luciano Pimentel ( PSB). O deputado elogiou a Alemanha pela geração de energia solar. “Ontem, o governo alemão apresentou dados que apontam que 47% de  toda energia consumida na Alemanha é de geração solar fotovoltaica. A Alemanha não tem tanto sol assim, mas consegue produzir  47% de energia solar no país”, declarou.

Deputado Luciano é  o autor de projeto que cria a política estadual de geração de energia solar. E disse que irá em Brasília falar com deputados de Sergipe para que eles insiram nas emendas impositivas a aquisição de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica. “ Fui criticado no mandato passado, pois buscava frequentemente tratar desse tema, que é tão importante. Eu sou usuário, e pago taxa mínima de consumo”, contou.

O deputado Gilmar Carvalho  (PSC) disse que  conversou com o  líder do governo, Zezinho Sobral (PODE) em razão de preocupação com pleitos da polícia civil. Segundo expôs, ainda não há matéria de projeto de lei sobre a condição de os policiais virem a ser chamados de oficiais, mas que a intenção do governo é demandar sobre esse assunto, e enviá-lo para a Casa Legislativa para apreciação dos deputados.

“Há uma reivindicação da base, da categoria, que permite que policiais sejam chamados, tecnicamente, de oficiais. A PGE diz que legalmente é inconcebível. Mas, por outro lado, nasceu uma proposta da Associação dos Delegados da Polícia Civil, mas quem tem sindicato não são os delegados, e sim a base da polícia. Eu desconsidero a importância de uma associação, quando a  categoria já tem um sindicato. Delegados  participam dessa mesma categoria, e não tinha nada de  a associação dos delegados sair com uma minuta de projeto se metendo na base da categoria”, avaliou, enfatizando a necessidade  de todos sentarem para entendimento.

O líder do governo, Zezinho Sobral (PODE) respondeu ao deputado Gilmar, e disse que o governo do estado ainda não encerrou a avaliação do projeto, e que será feito um entendimento. O presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB) sugeriu que toda a Segurança Pública sentasse para resolver empasses sobre a nomenclatura dos polícias civis para se chamarem de oficiais.  “A palavra “oficial” está dando problema, então, o ideal é juntar todos os que fazem a Segurança Pública do estado para fazer se um único projeto de lei com todos os pontos já acertados em discussão”, opinou Luciano Bispo.

A Sessão plenária foi encerrada com a denúncia provocada pela deputada Kitty Lima (PPS) contra caso de maus-tratos de animais. A deputada declarou que irá buscar o autor (a) de crime contra um gato na cidade de Tobias Barreto, interior de Sergipe.

Segundo acompanhou a deputada, o animal teve patas e orelhas decepados. ‘Nós temos lei contra o crime animal, e não podemos deixar ficar impune um crime dessa proporção. Vou buscar encontrar esse criminoso. Hoje faz isso com o animal, amanhã fará com as nossas crianças. É o terceiro caso de crime contra animais na cidade de Tobias Barreto, e não ficarão impunes. Recentemente um professor propositadamente, passou por cima de um gato que dormia na porta da escola”, indignou-se Kitty.