Destaques do pequeno expediente

Por Luciana Botto- Rede Alese

Abrindo os trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na tarde desta segunda-feira,23, o deputado estadual Georgeo Passos (PPS)  inicialmente agradeceu pelas felicitações do seu aniversário, comemorado no dia de hoje. Ele reforçou a importância do Projeto Fumaça Zero, Drogas Jamais, iniciado há seis anos no conjunto Santa Tereza, em Aracaju,  que ajuda a manter crianças e adolescentes longe do mundo das drogas por meio da prática esportiva e da educação.

O parlamentar destacou o Congresso Estadual do Cidadania, realizado no último sábado, no plenário da Alese, com a eleição da direção executiva do partido e do senador Alessandro Vieira como presidente estadual do partido.

O deputado Iran Barbosa (PT),  apresentou e protocolou o Projeto de Lei nº214/2019 de sua autoria, que dispõe sobre a comunicação, pelos condomínios residenciais, aos órgãos de segurança pública, sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, em suas dependências.

“É preciso prevenir e  combater esse tipo de violência. O PL também prevê que a omissão ao descumprimento  do que a lei vier a determinar, gere condições aos condomínios que não atuem na forma que a lei estabelece. É mais uma tentativa de contribuição para diminuição da violência contra essas populações vulneráveis, que sofrem violência na maioria das vezes no interior de suas casas”, justificou Iran Barbosa

A deputada Kitty Lima  chama a atenção do poder público e cobra resposta  sobre o caso da queda de uma caixa d’água no telhado da escola municipal Professor Osman dos Santos Oliveira, no povoado Campo Grande, município de Nossa Senhora das Dores, médio sertão de Sergipe, ocorrido no ano de 2017.

A deputada exibiu um vídeo das famílias querendo justiça. “As famílias estão sofrendo. Crianças morreram. O que é que o governo e a Deso dizem? Vou fazer questão de falar sempre, porque esses acidentes só quem sofre é quem passou pelo caso”, disse Kitty

O líder do governo, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode), lembrou aos seus pares da missão importante, marcada para amanhã,24, votação de projetos de relevância, um deles é o PL que trata da Criação do Fundo Estadual da Segurança Pública.

O deputado  Capitão Samuel (PSC) destacou a participação dos residentes do Batalhão da Restauração, no desfile cívico do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, realizado no último sábado.

Segundo o parlamentar, a instituição Batalhão da Restauração possui  75 residentes internados, com quatro alimentações ao dia, além de uma equipe multidisciplinar no  combate às drogas e salvando vidas. Samuel explicou ainda que o tratamento também é ofertado às famílias no que  diz respeito ao apoio psicológico.

“Mostramos para a sociedade que podemos sim, ser restaurados, que é possível sair do mundo das drogas e ter outro nível de vida, que é possível sim, com apoio, trabalho técnico e com vontade, reduzir a violência nas ruas”, ressaltou Capitão Samuel.

Fotos: Jadilson Simões