Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) falou da importância de se discutir, de forma mais aprofundada, a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica em Sergipe (SAESE) que está sendo proposta pelo governo do estado.
O projeto tem o objetivo de diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos das redes públicas estadual e municipais de ensino. O deputado Iran Barbosa registrou ainda o aniversário de 98 anos do educador Paulo Freire. “Mais de duas décadas após sua morte, Paulo Freire permanece como um dos mais respeitados pensadores brasileiros de todo o país. Ele deixou um legado que inspira educadores de todo Brasil”, disse Iran.
A deputada Goretti Reis (PSD) criticou a forma como a prefeitura do município de Lagarto, Sergipe, está realizando as obras de calçamento da cidade. Segundo a parlamentar – que defende que as obras são necessárias e importantes para a população – é inconsequente se realizar um benefício com o dinheiro público e logo depois ter todo o investimento quebrado por um erro operacional.
“É ilógico que primeiro se faça agora o calçamento de ruas e em seguida esse mesmo calçamento seja quebrado para receber a rede de abastecimento de água. Além de tudo isso, para que seja feito esse calçamento, a prefeitura suspendeu as obras de abastecimento de água da cidade, que já vinha há um ano aguardando serem iniciadas”, denuncia a deputada.
Sobre regularização de lei que equaliza o licenciamento ambiental de Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) disse que projeto de lei que chegou hoje (quinta-feira) na casa, altera a lei do licenciamento. “Da forma anterior que estava, iria prejudicar a carcinicultura do nosso estado. Então, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou modificações na lei que promoverá a equalização entre duas leis do licenciamento.
O deputado Gilmar Carvalho (PSC) disse que está feliz por avanços de entendimentos de vários setores e do Judiciário sobre a instalação da Casa da mulher Brasileira em Sergipe. “A Casa da Mulher é uma ideia fantástica. Visa auxiliar as mulheres agredidas e violentadas. Abraço o entendimento para implantação. Fui o primeiro a falar da implantação em Sergipe, e cheguei conhecer a casa em Curitiba”, declarou.
Banese
Sobre a polêmica em torno da venda de ações do Banco Banese, o deputado Zezinho Guimarães (MDB) usou como exemplo o Banrisul, Banco do estado do Rio Grande do Sul que cancelou a oferta de venda das ações porque o governo entendeu que o valor de venda estava abaixo do de mercado. O Banrisul é o banco estatal gaúcho, com foco em negócios na Região Sul do Brasil.
Segundo explicou o deputado, o preço por ação apresentado não atendia ao interesse do governo no RS. Diante desse cenário, Zezinho Guimarães defende que é nessa mesma linha de negócios que deve se comportar o governo do estado de Sergipe em relação ao Banese. O parlamentar avalia que no momento atual de baixa da economia do país e da expressiva queda de venda de ações, o Banco Banese não deve abrir mão de suas ações para vendas.
“O mercado não está oferecendo vantagens! Eu acho que é extremamente desvantajoso se pensar em vender patrimônio, principalmente de bolsa, num momento de crise e de baixa. Ações se vendem na alta e se compram na baixa. É esse o meu recado. Como a gente está desinformado, se banco quiser, ou se governador quiser conversar e eu passar esses dados, pode me convocar que farei com máxima satisfação”, explicou.
Foto: Jadilson Simões