DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Na sessão plenária de hoje, 24, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) registrou  a chegada na Casa Legislativa de Sergipe de Projeto de Lei (PL) com alterações nas regras para promotores  que quiserem se candidatar ao  cargo de procurador geral de Justiça. O deputado explicou que  a constituição determina a  formação de uma de uma lista tríplice que é encaminhada para o governador do estado para que ele escolha  um nome da lista para ocupar o cargo.

Georgeo conversou com o procurador Eduardo D’Avila e disse que “ele enviará no dia de hoje a matéria para o Colégio de Procuradores, e já anunciou que 11 dos 13 procuradores estão a favor desse proposta da alteração das regras”.

O  deputado Doutor Samuel (Cidadania)  convidou os parlamentares e a população de Sergipe para participarem da audiência pública de sua autoria que tratará sobre automutilação, depressão e suicídio que ocorrerá amanhã, 25, às 12h.

Ele agradeceu ao  presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB) pela  leitura de requerimento da CPI da Pedofilia. “Agradeço  pela leitura, e reconheço que o tempo para mesa diretora lê-lo foi o mais oportuno para o momento de acontecer a CPI, dada a importância do tema”, disse. O presidente Luciano Bispo ressaltou que o tema é muito importante, sim. “Não tem dúvida que esse trabalho trará importantes resultados”.

A deputada Kitty Lima (Cidadania) falou sobre a limpeza das praias contaminadas pelo óleo que atingiu o litoral nordestino desde o mês de setembro.  Segundo  ela, ” O descaso do governo federal é muito grande, e ministro do Meio Ambiente não está nem aí para as praias e  para o mangue”, declarou. Kitty convidou todos para audiência pública sobre o acidente ambiental nas praias do litoral nordeste que irá ocorrer no dia 29  deste mês, às 14h.

O pequeno expediente foi concluído pelo deputado Zezinho Sobral (PODE). O parlamentar registrou que participou na manhã desta quinta-feira da inauguração do Colégio Atheneu Sergipense. “É um colégio que ajudou a construir uma sociedade que presta, e prestou, relevantes serviços ao estado. O evento contou com a presença de ex-alunos ilustres, e outros lembrados pela  história como o ex-governador Marcelo Déda. Os colegas deputados Garibalde  Mendonça (MDB) e Adailton Martins (PSD) também  foram alunos do Atheneu”.

Zezinho salientou que durante ato de entrega do prédio do colégio – que passou por ampla reforma estrutural – o ex- governador do Estado, Jackson Barreto,  doou um quadro artístico ao colégio. “Num ato de amor e carinho pela história do colégio, a ilustração do quadro  retrata a redemocratização”.

O deputado falou sobre a visita do ministro do Meio Ambiente a Sergipe, na data de ontem, 23.  “O ministro esteve ontem em Sergipe e acontece na costa do Nordeste um acidente nunca acontecido. Não é comum, e não há registro da história brasileira, mas o momento reforça a necessidade de  uma atuação com energia e agilidade. O governo de Sergipe tem feito vários contatos e tomado medidas, tem agindo junto aos órgãos de controle do estado, junto ao Ibama e a Petrobras.

Reconhecimento

O deputado salientou ainda que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) destacou que o estado de Sergipe atingiu o quantitativo de 180 pontos na qualidade de avaliação de consistência dos dados econômicos do ano de 2019.  “Sergipe está hoje numa condição o privilegiada em relação aos agentes econômicos. A falta de recurso, dificuldade de arrecadação e o déficit previdenciário tem sido muito difícil para Sergipe, mas os dados são transparentes, o serviço tem sido feito e as condições  são apresentadas”, concluiu satisfeito com os resultados.

Fotos: Jadilson Simões