Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado Iran Barbosa (PT) abriu o pequeno expediente da sessão plenária de hoje, 23, e registrou que irá participar, no período de 24 a 26 deste mês, do XVII Congresso Estadual dos Professores organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), que ocorrerá em Aracaju.
“A vida e obra do escritor e filósofo brasileiro Paulo Freire, idealizador da pedagogia crítica, será debatida durante o congresso. Como professor, irei acompanhar os debates que a categoria irá discutir. De lá sairá definições de ações de luta para próximo período, e discussões sobre alteração estatuto da categoria”, declarou o deputado Iran.
Na sequência, o deputado Dilson de Agripino (Cidadania) agradeceu a participação de diversos dirigentes do governo Estadual, além de representantes de cooperativas e empresas ligadas ao Gás Natural Veicular em Sergipe (GNV) durante realização de audiência pública de sua autoria na tarde de ontem, 21. Na oportunidade, Dilson de Agripino registrou ainda o aniversário de 110 anos de Emancipação Política da Cidade de Tobias Barreto na data de hoje, 23 de outubro.
Já o deputado Georgeo Passos (Cidadania) parabenizou o projeto desenvolvido pelo professor do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lizandro Borges, que visa melhor a qualidade de vida de pacientes diabéticos. Projeto converte a caneta de aplicação de insulina que após uso são jogadas fora, gerando descarte para o meio ambiente, em uma caneta esferográfica. “Ideia gera a “caneta de amor”. Após uso as canetas de insulina são convertidas em canetas esferográficas, que serão vendidas pelo valor de R$5,00. Com o dinheiro serão compradas agulhas para aplicação da insulina, agulhas que os pacientes não ganham, e precisam comprar essas agulhas”, explicou o professor em vídeo exibido no plenário por Georgeo.
O deputado Doutor Samuel (Cidadania) manifestou sua alegria por aniversário de 99 anos de existência da cidade de Frei Paulo. “Em Frei Paulo estudei e passei parte da minha infância. Parabenizo a população da cidade por aniversário da cidade”, declarou.
O pequeno expediente foi encerrado com a declaração do deputado Gilmar Carvalho (PSC). O parlamentar disse que tem sua posição favorável ao agentes de segurança socioeducativos da Fundação Renascer . Agentes estiveram no plenário hoje, onde a categoria denuncia desvalorização por conta do aumento do processo de terceirização e contrato realizado de forma irregular.
Gilmar disse que também é a favor do projeto dos policiais civis, que reivindica à implementação da OPC em Sergipe. Parlamentar contou que usou a camisa em defesa da OPC em um evento onde os delegados que são contra. “Os ouvi, respeitei e fui respeitado em minhas colocações. Nesse nível conversarei com todos, mas tenho minha posição que é a favor dos policiais civis”, frisou Gilmar. O OPC é uma proposta dos policiais civis de Sergipe que visa reestruturar os cargos da base transformando-os num único cargo, o de Oficial de Polícia Civil (OPC).
Fotos: Jadilson Simões