DESTAQUES do Pequeno Expediente

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Na sessão plenária desta quinta-feira, 17, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa (PT) iniciou os trabalhos convidando os colegas parlamentares para participarem da audiência pública que será realizada amanhã (sexta-feira), 18, para debater a Cultura do Hip Hop, às 9 horas, no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa terá como palestrantes os ativistas do movimento Hip Hop, Gerffeson Santo Santana (Mano Sinho) e Iza Jakeline Barros (Negratcha); a MC e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Yala Thamires Souza Santos, o rapper e advogado Thiago Borges e o rapper e apresentador Anderson Clayton Passos (Hot Black).

O deputado estadual Dilson de Agripino (PPS), ocupou a tribuna para agradecer ao presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB), e demais colegas parlamentares pela presença durante a solenidade de entrega do Título de Cidadania Sergipana ao ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, conhecido com Washington Coração Valente.

O deputado Georgeo Passos (PPS) agradeceu ao secretário de estado da Fazenda (Sefaz), Marco Antônio Queiroz, que atendeu a solicitação e enviou login e senha de acesso ao i-Gesp – Sistema de Gestão Pública Integrado para acompanhar em tempo real toda movimentação financeira do estado.

“Acho que é uma ferramenta importante que auxilia o mandato parlamentar. Ele proporciona que, realmente possamos investigar se o dinheiro está sendo bem empregado. Então, fica a sugestão para os demais colegas”, colocou.

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) iniciou seu discurso destacando a existência de um movimento que propõe a redução do recesso parlamentar para 60 dias. Na ocasião, Gilmar propôs que fosse enviado a Casa Legislativa, um Projeto de Lei que reduza para 30 dias e inclua todos os setores do serviço público como Ministério Público (MP/SE) e Poder Judiciário. “O trabalhador nas ruas não tem 60 dias de férias. Então, por que 60 dias para deputado?”, questionou.

Gilmar lembrou que propôs há alguns anos, por duas vezes, a redução do recesso parlamentar, mas não teve o apoio de ninguém. “Procurei um projeto de iniciativa popular com mais de mil assinaturas propondo a redução para 30 dias e não tive apoio de ninguém. Nem das pessoas que estão na rua falando sobre a necessidade da redução”, pontuou.

A deputada estadual Goretti Reis (PSD) relatou as atividades das quais participou na manhã de hoje, 17, como a inauguração do Banco de Leite Marly Sarney. Na ocasião, parabenizou a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) pela vasta programação do Movimento Outubro Rosa, que realizou a “Caminhada das Vitoriosas”.

“Realmente o banco de leite está adaptado e descente. Ele é o primeiro banco de leite mais amplo e moderno da região Nordeste”, destacou.

Fotos: Jadilson Simões