logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

DESTAQUE do Pequeno Expediente

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Na abertura da sessão plenária de hoje, 14, o deputado Gilmar Carvalho (PSC) utilizou a tribuna para registrar que a Petrobras prometeu a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) que iria ceder boias para conter o denso vazamento de óleo sobre a costa de Sergipe. O deputado frisou que empresa é irresponsável, por falta de cumprimento de  promessa  feita ao órgão ambiental. Gilmar parabenizou iniciativa do Ministério Público sobre prazo estipulado para que a Petrobras resolva a problemática. Desde o início de setembro, manchas de óleo atingem a costa do Nordeste brasileiro.

O deputado Iran Barbosa (PT) lembrou que nesta semana se  é comemorada o Dia do Professor, em 15 de outubro. Ele lamentou que  a data era significativa, que trazia o anúncio de reajuste de salários e que as escolas falavam da importância do magistério para a sociedade. “Hoje nós vemos até chegar nesta casa projetos contrários, que não  favorecem o magistério, pois são desenvolvidos sem a participação da classe, formada por estudantes e professores”, comentou. 

Inscrita, a deputada Goretti Reis (PSD) falou sobre o Movimento Outubro Rosa-2019. Ela ressaltou que o movimento desperta a atenção das mulheres para a realização dos exames anuais de preservação ao câncer. Na ocasião de sua exposição  a deputada convocou colegas parlamentares  a participar  do lançamento da campanha Doe Lenços –  que será iniciada nesta próxima segunda-feira, 21 . “Na primeira campanha que realizamos conseguimos arrecadar cerca de 500 lenços. Os lenços doados foram enviados a instituições que tratam de mulheres com câncer”, frisou. Nos período de 21 a 31 de outubro os doadores de lenços poderão depositá-los em  pontos de arrecadação  distribuídos em órgãos da capital. A Casa Legislativa terá um ponto oficial de arrecadação.

Zezinho Sobral (PODE) foi solícito ao registro feito pelo deputado Gilmar Carvalho. Contou que no dia 2 de setembro surgiu a primeira mancha de óleo em Pernambuco, e logo após as manchas chegam em  Sergipe. “O Ibama se pronunciou  e disse que colocaria  barreiras de contenção em toda extensão litorânea  e isso não aconteceu em Sergipe. Hoje, sete praias  já foram  afetadas  pelas manchas e continuam a  se espalhar. Manchas continuam presentes e o Ibama precisa tomar providências”, externou.

Em aparte à colocação do deputado  Zezinho,  o deputado  Gilmar sugeriu que o  diretor presidente da Adema comparecesse na Casa Legislativa para falar do trabalho que está fazendo diante das machas de óleo nas praias. “A Adema não tem culpa, mas precisamos da presença  da Adema aqui, e do  Ibama por culpa e irresponsabilidade”, sugeriu.

Doutor Samuel (PPS) também falou na tribuna, deputado disse que recebeu em seu gabinete o  presidente  da Ordem dos Advogados, secção Sergipe, Inácio Krauss, sobre um projeto desenvolvido pela Comissão da OAB, “De que não seja mais obrigado à pessoa que ficou sem o vínculo empregatício a pagar multa de rescisão  junto as  empresas de telefonia móvel”. Deputado também comunicou que recebeu integrantes do Doe Vidas, movimento de estudantes de Medicina que trabalha com a doação de órgãos e  tecidos.

Rodrigo Valadares (PTB) lamentou o fato de o estado de Sergipe não ter recepcionado o projeto de instalação da Escola Cívico Militar. “É uma pena que ideologia e política prejudiquem um bem da população”, declarou. Oito estados do Nordeste não aderiram ao modelo, apenas o Ceará declarou apoio ao programa da Escola Militar do Governo Federal.

Foto: Arquivo Alese

 

 

.

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo