De acordo com a pesquisa – que analisou dados entre os meses de abril, maio e junho – Sergipe possui a 3a maior taxa de desocupação do país, concentrando 19,1% do total de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números acendem um alerta preocupante acerca da realidade econômico e social no estado, e para a deputada Kitty Lima, escancara ainda a necessidade de uma concentração de esforços da classe politica para conter o desemprego em Sergipe.
“Infelizmente os dados evidenciam uma coisa que estamos percebendo no dia a dia. Em Sergipe o desemprego tem aumentado acima da média nacional, se a crise no Brasil é ruim, em Sergipe está pior. Precisamos que a classe política tire a agenda política da prioridade e coloque a agenda da população em especial, da geração de emprego e geração de renda. Precisamos de ações consistentes no desenvolvimento econômico do nosso estado e amparar as pessoas que com a pandemia sofreram ainda mais pela falta de renda. Essa é a hora de mostrar serviço, menos eleição e mais ação pelas pessoas esse é o desejo dos sergipanos”, pediu a deputada.
Em seu discurso, Kitty enfatizou que o primeiro passo para mudar o cenário atual de desemprego em Sergipe é a vontade política coletiva, e pediu ao governador Belivaldo Chagas que abra o canal de diálogo a fim de somar forças para elaboração de frentes de atuação contra o crescimento da crise do desemprego no estado, com a contribuição ainda do Poder Legislativo.
“Precisamos agir de forma rápida e eu aproveito para alertar ao governador Belivaldo Chagas para essa situação e me colocando à disposição para somarmos força para mudar esse cenário. Nós temos protocoladas aqui na Alese iniciativas boas que podem contribuir para a mudança desse triste cenário econômico e social em nosso estado, mas eles se encontram engavetados. Qual a explicação da Mesa Diretora para não colocar esses projetos em pauta:”, colocou.
“A gente precisa de ações consistentes no desenvolvimento econômico do nosso estado para amparar essas pessoas que estão sofrendo com essa situação alarmante. A pauta do desemprego é urgente e estou disposta a agir, e por isso conto com o apoio dos meus colegas deputados para juntos elaborarmos uma frente de trabalho.para elaboração de iniciativas que contribuam para a redução do desemprego em Sergipe”, finalizou Kitty.