logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados visitam Centro de Inovação e Tecnologia da Unit

Com informações da Ascom/ Grupo Tiradentes

Nesta terça-feira (28) o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) deputado Jeferson Andrade (PSD) acompanhado  pelos parlamentares que compõem da  Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática do Parlamento Sergipano Paulo Júnior (PV), Georgeo Passos (Cidadania), Carminha Paiva (Republicanos), Maisa Mitidieri (PSD) e Adailton Martins (PSD) visitaram  o  Centro de Inovação e Tecnologia Tiradentes Innovation Center da Universidade Tiradentes (Unit).

Criado em 2019, pelo Grupo Tiradentes, e localizado dentro da Unit campus Farolândia, em  Aracaju, o Tiradentes Innovation Center  é voltado para a criação de produtos e startups nas áreas de educação, inovação, empreendedorismo e formação de profissionais.

 

Os deputados visitaram o Centro de Inovação e Tecnologia  Tiradentes Innovation Center da Universidade Tiradentes (Unit).

No encontro, eles foram recebidos pelo fundador do Grupo Tiradentes e reitor da Unit , Jouberto Uchôa de Mendonça; pelo presidente do Grupo, Luciano Klima; e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Saumíneo Nascimento, além do coordenador de Empreendedorismo e Inovação do TIC, Marcelo Dósea.

Os parlamentares foram apresentados à estrutura de incubadora de startups, coworking, espaços de reuniões e conferências, class labs (salas de aula polivalentes) e o Tiradentes Fab Lab, um laboratório de fabricação digital que incentiva o aprendizado por meio da filosofia “faça você mesmo”, com uso de  modernas ferramentas de manufatura contemporânea. Eles acompanharam explicações e foram informados sobre as atividades do centro, que nos últimos anos, já desenvolveu 18 startups sergipanas atuantes nos mais variados setores, bem como atividades e eventos voltados à educação, tecnologia e empreendedorismo.

A deputada Maísa Mitidieri, que preside a Comissão de Ciência da Alese  é egressa da Unit Sergipe, considerou a visita como importante para reconhecer a importância do Tiradentes Innovation Center para o setor de inovação e tecnologia em Sergipe. “O Tiradentes sempre está à frente de tudo, é mundialmente reconhecido nessa área. Esse conhecimento é importantíssimo para que a gente possa dialogar inclusive com o governo. O papel da Alese é fazer essa ponte para que a gente leve essa demanda, melhore o quadro do Governo do Estado em relação à tecnologia, e façam parceria para que o estado de Sergipe seja melhor em tecnologia, em ciência, que traga inovação para o nosso estado”, afirmou.

O presidente da Alese,  deputado Jeferson Andrade

Acompanhando à visita, o  presidente da Alese,  deputado Jeferson Andrade, colocou o Parlamento estadual à disposição do Grupo Tiradentes e de suas instituições para contribuir na discussão de projetos e planos para o setor em Sergipe. O parlamentar também falou em promover uma audiência pública da comissão de Ciência e Tecnologia, além de estreitar os contatos com instituições atuantes no setor de inovação em outros estados, a exemplo de Pernambuco.

“O que a gente vê aqui é que essas empresas [startups] podem nos dar muito mais oportunidade para o estado crescer. Parabéns a todos vocês por essa iniciativa, e o que a Assembleia Legislativa quer dizer é que podem contar conosco. A gente precisa inovar o estado, agregar, entregar, dar mais qualidade ao seu povo. Espero que seja a primeira de várias visitas, pra que a gente possa debater, tanto na Assembleia como no Governo, os próximos e futuros rumos do estado de Sergipe”, afirmou o deputado Jeferson.

O deputado Georgeo Passos, que é líder da oposição e também integra a comissão, acredita que a expertise do Grupo Tiradentes pode contribuir para impulsionar o desenvolvimento tecnológico de Sergipe, assim como já acontece em outros estados. “Nós estamos vendo o desenvolvimento nessa área em Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina e a Unit como referência, como modelo, por ter um espaço tecnológico de inovação dentro do seu campus. A gente fica feliz de estar aqui hoje conhecendo e esperando que a Assembleia abrace essa causa da ciência e tecnologia como um todo. Essa pauta não é de situação e nem de oposição: é uma pauta que merece que Sergipe abrace”, declarou.

Ainda na oportunidade, os deputados também assistiram a uma apresentação do Movimento Inova Mais Sergipe, que busca articular todos os setores da sociedade sergipana para transformar o estado em uma economia de ponta no setor de conhecimento e inovação, e com o objetivo de que Sergipe assuma a liderança do ramo no Nordeste até 2030. Eles ouviram propostas e sugestões de leis e iniciativas que podem aumentar os incentivos para a ciência, a tecnologia e a inovação em Sergipe.

“Esse é um movimento que veio para o desenvolvimento do nosso ecossistema de inovação. A Unit, como um grande grupo da parte de formação de mão de obra, e com o espaço do Tiradentes Innovation Center, é uma conexão ideal para que o nosso movimento possa crescer e se desenvolver em nosso estado. E o nosso grande desafio é fazer essa agregação entre os vários atores, juntar os elos dessa cadeia para que possamos trabalhar de forma colaborativa em prol do desenvolvimento do nosso estado”, destacou o coordenador do Inova Mais Sergipe, Roger Barros. 

“Essa visita só reforça o papel do Grupo Tiradentes e do Tiradentes Innovation Center em fomentar cada vez mais a iniciativa de inovação e tecnologia dentro do Estado. Ter uma casa tão importante como a Alese e os deputados conhecendo o potencial do nosso Centro, vai com certeza agregar para a gente poder fazer coisas mais disruptivas e inovadoras. A gente faz parte desse ecossistema que pode propiciar discussões, projetos que possam contribuir para melhoria da nossa comunidade, da nossa população, do estado de maneira geral, é fundamental. Assim como também preparar jovens talentos para assumir posições e desafios dentro das startups que vão adentrar aqui no nosso ecossistema”, afirmou o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima.

No encontro, os parlamentares foram  recebidos pelo fundador do Grupo Tiradentes e reitor da Unit , Jouberto Uchôa de Mendonça

Ao fim da visita, o professor Jouberto Uchôa também colocou o Grupo Tiradentes e suas instituições à disposição dos deputados, para que eles contem com todo o conhecimento produzido pelas instituições de ensino, ao longo das discussões de projetos relevantes para o crescimento de Sergipe. “Nós estamos realizando uma série de ações para que a Unit possa servir ao estado. Queremos ser parceiros de vocês em qualquer projeto técnico, científico, que a Universidade possa contribuir para a realização dos seus projetos e que possam comparecer aqui sempre que tiver um fato novo. Estaremos à disposição dos senhores sem nenhuma condição. A condição é saber que os senhores estão realizando aquilo que se comprometeram quando chegaram à Assembleia”, disse o fundador.

 

Com informações da Asscom/ Grupo Tiradentes

 

Fotos: Gabriel Damásio/Asscom Grupo Tiradentes

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo