Por Habacuque Villacorte

Durante a sessão mista da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (17), os deputados estaduais repercutiram o resultado das eleições municipais realizadas no último domingo (15). Os parlamentares saudaram os vencedores do pleito para prefeito, vice-prefeito e vereadores, como também registraram votos de agradecimento pelos votos dados a candidatos que não lograram êxito nas urnas. Houve também os registros sobre fortalecimento de algumas legendas e vários questionamentos sobre as pesquisas eleitorais.

Deputado estadual Georgeo Passos

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) iniciou manifestando pesar pelo falecimento do prefeito de São Miguel do Aleixo, Everton Lima, que disputaria a reeleição e veio a óbito na última sexta-feira (13), em um acidente automobilístico. “Tinha uma carreira política brilhante, deixou sua marca no seu município, dois filhos e sua esposa. Vinha se destacando no meio político e era tão querido que em seu sepultamento vieram pessoas de várias partes do Estado para prestar uma última homenagem”.

Sobre a eleição, Georgeo registrou os resultados históricos nas eleições de Nossa Senhora Aparecida e Moita Bonita, registrou os resultados do Cidadania em Aracaju, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores, a continuidade do trabalho iniciado em São Miguel do Aleixo e agradeceu ao povo de Ribeirópolis pela votação dada a seu pai e prefeito Antônio Passos (DEM), que buscava a reeleição.

Fica nossa gratidão as pessoas que foram às urnas depositar mais um voto de confiança em meu pai. Mesmo com todas as dificuldades, superando a COVID, ele visitou todas as casas do município e tem uma lista de serviços prestados ao Estado, sendo prefeito de Ribeirópolis por três vezes e deputado estadual por cinco mandatos, mantendo sua retidão e sendo um homem de palavra”, destacou, citando também vereadores eleitos e não reeleitos.

Zezinho Sobral

Deputado estadual Zezinho Sobral

Na mesma linha o deputado Zezinho Sobral (PODE) deu ênfase ao resultado do colega deputado Dilson de Agripino em Tobias Barreto, enaltecendo o crescimento do PODEMOS em todo Estado, elegendo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Zezinho também comentou as dificuldades em apresentar o nome para disputar uma eleição e para se manter na vida pública.

Ele reconheceu que houve renovação política no Estado e parabenizou a todos aqueles membros do Podemos que se dispuseram a participar e disputar o pleito deste ano. Zezinho Sobral também pontuou que é preciso avançar ainda mais para que alguns registros de abusos, de poder político e/ou econômico possam existir cada vez menos nas próximas eleições.

Capitão Samuel

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) enalteceu a força política do ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco em Nossa Senhora do Socorro, fazendo a diferença para a reeleição do atual prefeito Padre Inaldo (PP). Ele questionou as pesquisas eleitorais que vinham sendo realizadas no município e o presidente e deputado Luciano Bispo (MDB) sugeriu que se tenha uma legislação nacional para as próximas eleições controlando mais a divulgação de determinados levantamentos.

Iran Barbosa

Deputado estadual Iran Barbosa

Por sua vez, o deputado Iran Barbosa (PT) enalteceu o desempenho do Partido dos Trabalhadores em todo o Estado, lamentando que a legenda não tenha tido êxito em Aracaju. Ele destacou a vitória da professora Ângela Melo (PT) para a Câmara Municipal da capital.

Outro tema abordado por Iran se deu sobre a retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino. O petista voltou a reforçar a necessidade de se ter atenção com relação às condições em que as escolas se encontram para receberem alunos e professores, nessa retomada das atividades que a Secretaria de Educação abra um diálogo mais aprofundado para encontrar um melhor caminho.

Luciano Pimentel

Deputado estadual Luciano Pimentel

Outro parlamentar se congratulou com os candidatos, vitoriosos ou não, no pleito de domingo, foi Luciano Pimentel (PSB). Ele somou aos questionamentos contra alguns institutos de pesquisas que publicaram resultados para induzir a intenção de votos do eleitorado e também registrou uma carreata no interior do Estado que foi suspensa, por decisão judicial, quando ela já estava sendo realizada, e que essas decisões deveriam ter sido antecipado.

Luciano Pimentel também externou votos de pesar pelo falecimento do filho de Simão Dias e artista sergipano, Josa, o “Vaqueiro do Sertão”. “Como grande admirador de Luiz Gonzaga, ele passou a trabalhar a música e tem mais de 300 composições. Sua morte entristece a todos nós. Considero ele um dos principais nomes da cultura sergipana e que nos honrou muito”.

Kitty Lima

A deputada Kitty Lima (Cidadania) fez o registro dos resultados positivos do Cidadania em Nossa Senhora das Dores e Carira, registrando ainda a aprovação na eleição municipal de nomes ligados à causa animal.

Samuel Carvalho

O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) registrou sua gratidão pelo eleitorado de Nossa Senhora do Socorro, onde ficou na segunda colocação. Samuel agradeceu o voto de confiança e também condenou as pesquisas eleitorais realizadas em Sergipe que teriam sido usadas para manipular os resultados de eleições municipais, influenciando a intenção do eleitorado. Samuel, por sua vez, reconheceu o trabalho do Instituto Opinião, sendo acompanhado pelo também deputado Luciano Pimentel.

Francisco Gualberto

Por sua vez, o deputado estadual Francisco Gualberto (PT) discorda da linha de raciocínio do deputado Georgeo Passos sobre o retorno presencial das atividades no plenário da Alese após o 2º turno da eleição municipal em Aracaju. “Congresso Nacional ainda está atuando no sistema misto, a maioria dos Estados brasileiros tem sessões remotas, o Tribunal de Justiça e os Tribunais Superiores, seguem à distância e sem prejuízos na produtividade”.

Acredito que até meados do próximo ano teremos a vacina. Defunto não vai para a Alese! Quero dizer claramente que tenho em casa três pessoas de alto risco. Eu não participei de nenhum ato político presencial com aglomeração em Sergipe. A Alese precisa continuar sendo parceira da vida, cumprindo seu papel. Fazemos uma das melhores Assembleias do País”, enfatizou Gualberto, parabenizando alguns prefeitos e vereadores eleitos e/ou não eleitos pelo interior do Estado.

Fotos: Jadílson Simões