Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizaram, na manhã desta terça-feira (3), uma visita técnica às obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves, em Aracaju. O empreendimento, executado pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), vai ligar a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade urbana da capital.
Considerada uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento no Brasil, a iniciativa recebe investimentos da ordem de R$ 318 milhões e atualmente gera cerca de 400 empregos diretos. A previsão é que o viaduto da Avenida Beira-Mar seja entregue até maio de 2026, com liberação do tráfego, enquanto o complexo completo, incluindo acessos e a ponte estaiada, deve ser concluído até 2027.
Durante a visita, o deputado Adailton Martins (PSD) destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, o Governo de Sergipe tem promovido um amplo conjunto de obras estruturantes. “Essa é mais uma grande obra de mobilidade urbana que vai resolver problemas históricos dessa região. Sergipe hoje se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, e isso impacta diretamente na qualidade de vida da população, inclusive no fortalecimento do turismo”, afirmou.
O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), ressaltou o papel do Parlamento na viabilização do projeto. “Essa obra tem as digitais da Assembleia Legislativa. Nós aprovamos a operação que permitiu que ela saísse do papel. Hoje estamos aqui vendo a materialização do nosso trabalho em benefício do povo sergipano. Além de melhorar a mobilidade, a obra gera emprego, renda e desenvolvimento para o estado”, enfatizou.
Já a vice-líder do Governo na Casa, deputada Kitty Lima (Cidadania), destacou a importância de acompanhar de perto o andamento das obras. “É muito bom verificar que tudo está dentro do cronograma e saber que, em maio, já teremos a liberação das vias. A sociedade sergipana aguarda por essa entrega, que vai transformar a mobilidade urbana dessa região”, declarou.
O deputado Luciano Bispo (PSD) classificou o empreendimento como uma obra estruturante. “Isso aqui não é um projeto de governo, é um projeto de Estado. Só quem vem ao local tem noção da grandiosidade e da coragem administrativa para executar uma obra desse porte, que vai beneficiar toda Aracaju e Sergipe”, avaliou.
O governador Fábio Mitidieri destacou a importância do acompanhamento constante das obras públicas. “Essa é a maior obra de mobilidade urbana em execução na capital, com investimento de R$ 318 milhões. A liberação do viaduto em maio será um marco importante, e a obra seguirá por etapas até a conclusão total em 2027. Nosso papel é acompanhar, fiscalizar e garantir qualidade e cumprimento dos prazos”, declarou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, explicou que o Governo acompanha rigorosamente todas as etapas da execução, realizada pela empresa Constran. “Até o final de maio devemos entregar o viaduto da Avenida Beira-Mar, liberando o trânsito na região. Na sequência, avançamos com os acessos e a ponte estaiada, com previsão de conclusão do complexo entre julho e agosto de 2027”, informou.
O gerente de contrato da obra, Francisco Brandolis, detalhou o estágio atual dos serviços. Segundo ele, está em andamento a montagem das 48 vigas pré-moldadas, cada uma com aproximadamente 30 toneladas, além da execução simultânea da fundação da ponte em duas frentes de trabalho. “Estamos ligeiramente adiantados em relação ao cronograma, o que garante a entrega do viaduto dentro do prazo estabelecido”, afirmou.
Fotos: Arthur D’Avila/Agência de Notícias Alese
















