Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Durante pronunciamento no pequeno expediente desta quarta-feira (8), os deputados estaduais destacaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a importância da conquista de direito das mulheres. Na ocasião, reafirmaram o compromisso com a conquista de direito das mulheres sergipanas.
“Ocupo a tribuna neste 8 de março para falar sobre as lutas voltadas para os direitos das mulheres. Hoje é dia de lembrar das mulheres que nos antecederam e também das mães solos e vítimas de violência doméstica e garantir mais oportunidades e acesso ao mercado de trabalho. E também celebrar que as mulheres estão ocupando espaços importantes na política e na sociedade”, destacou a deputada Carminha Paiva (Republicanos).
A deputada Linda Brasil (PSOL) repercutiu dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “De acordo com o IBGE, mais de 500 mulheres estão em situação de extrema pobreza. E muitas em situação de pobreza. O dia Internacional da Mulher é dia celebração, mas também é dia de luta e resistência”, ressaltou.
O deputado Georgeo Passos (Cidadania) destacou a importância dos homens se posicionaram pelo fim da violência contra a mulher e do machismo. “Hoje é um dia de reflexão. Também de lutarmos pelo fim da violência contra as mulheres e nós homens temos um papel importante nesta luta. Os que não concordam em ver mulheres agredidas fisicamente e de outras formas à exemplo da violência moral e psicológica”, disse.
O parlamentar Marcos Oliveira (PL) falou sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. “É preciso ter um olhar atento para o assunto e chamar de algumas mulheres para que elas não se tornem aliadas deste preconceito”.
No pequeno expediente, o deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) parabenizou todas as mulheres e homenageou a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro. “Ela foi a primeira mulher a discursar na posse presidencial”.
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) também trouxe ao plenário da Alese dados coletados do observatório da mulher sergipana. “Somente no ano 2022, foram registrados 131 estupros e tantos outros casos de importunação sexual. É importante, lembrar, que não queremos que os homens nos respeitem por terem mães, esposas e filhas, mas sim, porquê a gente merece”.
O deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil) falou sobre a importância de políticas públicas para as mulheres vítimas de violência doméstica e também lutar pela igualdade de gênero. “Nós como deputados, temos que fiscalizar os direitos constitucionais para que os brasileiros e brasileiras vivam de forma digna. Infelizmente, grande parte muitas delas tem jornada excessiva de trabalho. É importante lutar contra essa prática criminosa e garantir toda a assistência necessária”.
Finalizando o pequeno expediente, a deputada Maísa Mitidieri (PSD), que é procuradora da Mulher na Alese, explanou sobre a luta histórica do público feminino. “Apesar das inúmeras conquistas, a exemplo do voto, que é muito recente em nossa história, é preciso lembrar que esta luta e busca por nossos direitos”.
Fotos: Jadilson Simões/ Agência Alese