Deputados prestigiam posse do novo presidente do TRE/SE

O novo presidente do TRE/SE desembargador Diogenes Barreto empossando a nova membro titular do Tribunal Eleitoral Dauquíria Melo

Nesta sexta-feira (23) o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) Jeferson Andrade (PSD) e demais parlamentares prestigiaram a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe (TRE/SE) desembargador Diógenes Barreto. O evento ocorreu na sede do Tribunal Eleitoral, em Aracaju. O magistrado ocupa a vaga deixada pela desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que encerrou o mandato em fevereiro deste ano.

O presidente da Alese Jeferson Andrade falou sobre a posse do novo presidente do TRE/SE e sobre manter segura a democracia. “Hoje é uma renovação para que possamos seguir em frente em mais um ano eleitoral, principalmente, e confiando no TRE”, destacou.

O deputado Marcos Oliveira (PL) ressaltou a importância da chegada de Diogenes Barreto ao TRE/SE. “Ele vem dar a sua parcela de contribuição para a democracia e o sistema republicano brasileiro”, observa.

O novo presidente do TRE/SE falou sobre a importância da coordenação das eleições municipais e também do combate a fake news durante o pleito. “Temos um papel estratégico junto à sociedade. O TRE é o garantidor da efetivação da democracia do estado democrático de direito. O combate às fake news será o grande desafio e estamos nos preparando para enfrentá-los”, afirmou.

O presidente da Alese deputado Jeferson Andrade

Após a posse do novo presidente do TRE/SE, a desembargadora Dauquiria Melo foi empossada com membro titular da Tribunal Eleitoral. “O TRE/SE está sempre atento aos desafios e anseios da sociedade. A pasta eleitoral é bem desafiadora principalmente por se tratar da proteção da democracia e da sociedade”, destacou.

Os deputados Luciano Bispo (PSD), Marcelo Sobral (União Brasil) e Sérgio Reis (PSD) também prestigiaram a cerimônia de posse do novo presidente do TRE/SE desembargador Diógenes Barreto.

Currículo

Natural de Aracaju (SE), Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano em 1981. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991. Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado juiz titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.

Foi presidente da Turma Recursal no biênio 2011-2013 e atuou no 2º grau substituindo desembargadores por diversas oportunidades. Foi também juiz auxiliar da Presidência do TJSE nas gestões dos desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Tomou posse como desembargador do TJSE no dia 11 de abril de 2016.

Fotos: Joel Luiz/ Agência de Notícias Alese