Deputados prestigiam posse do novo presidente da Unale

Por Ethiene Fonseca

Foi realizada em Brasília a posse do novo presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Lidio Lopes, do Mato Grosso do Sul. A solenidade aconteceu na última terça-feira (18) e contou com a participação de parlamentares de vários estados da federação, a exemplo dos deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania) e Doutor Samuel Carvalho (Cidadania), da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Deputado Lidio Lopes, novo presidente da Unale. Foto: Unale

“Estamos aqui em Brasília para prestigiar a posse do deputado Lidio Lopes. Um homem guerreiro, lutador, que deve fazer um grande trabalho à frente da Unale. Eu faço parte da vice-presidência da Secretaria das Cidades da Unale e vim desejar sucesso ao nobre parlamentar no exercício do seu mandato”, relatou o deputado Doutor Samuel em suas redes sociais.

A eleição não apenas do novo presidente mas da diretoria da Unale aconteceu no ano passado durante a 24ª Conferência Nacional realizada pela instituição em Campo Grande (MS). O deputado estadual Georgeo Passos, que tomou posse como 2º tesoureiro, agradeceu por ter sido escolhido para o cargo, destacando que vai lutar pelos interesses da população sergipana.

“Vamos abraçar mais essa missão com a mesma seriedade e compromisso que sempre trabalhamos. Me sinto honrado por meu nome ter sido escolhido para fazer parte da gestão 2022, pois significa um reconhecimento do meu trabalho em uma instituição renomada nacionalmente”, destacou Passos em seus canais de comunicação.

Deputado estadual Doutor Samuel. Foto: Ascom

Também fazem parte da Unale o deputado estadual Luciano Pimentel (sem partido), membro do Conselho Fiscal e presidente da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico; a deputada Kitty Lima (Cidadania), que é vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria de Apoio à Fauna; e a deputada estadual Goretti Reis (PSD), que é secretária de Sergipe, vice-presidente de Assuntos Sociais na Secretaria de Saúde e compõe a Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav).

Visita institucional

A presidência da Unale era ocupada pela deputada Ivana Bastos, do Estado da Bahia. Ela esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe em outubro do ano passado para fazer a entrega de troféus aos parlamentares em comemoração aos 25 anos da União dos Legisladores. Na ocasião, ela foi homenageada com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar pelos serviços prestados à sociedade.

Durante sua visita a Sergipe, a deputada Ivana falou sobre o combate à covid-19, destacando o papel de protagonismo exercido pelas assembleias legislativas em todo o país nesse enfrentamento. Mesmo com a suspensão das sessões presenciais, o Poder Legislativo estadual continuou trabalhando na aprovação de projetos e outras propostas visando o bem-estar da população.

Deputada Ivana Bastos (à esquerda), deputada Goretti Reis e o presidente Luciano Bispo. Foto: Jadilson Simões

“As assembleias ficaram fechadas no início da pandemia, mas o trabalho continuou de forma híbrida. Então nós temos um balanço de participação efetiva dos deputados: se votou muitos projetos e nós temos um banco com mais de duas mil leis. Nesses dois últimos anos foram aprovadas mais leis graças ao empenho dos presidentes de assembleias legislativas em todo o país”, comemora a parlamentar.

O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), elogiou a atuação da deputada à frente da Unale, ressaltando que a gestão de Ivana foi durante um período muito problemático para todo o país, marcado pela pandemia da covid-19. Por fim, o presidente agradeceu a visita da parlamentar ao Estado de Sergipe.

“A deputada Ivana Bastos vem fazendo uma grande gestão, principalmente estando à frente da entidade durante os dois anos de pandemia da covid-19, mas isso faz parte, todos nós enfrentamos esse problema e vamos superar com fé em Deus”, afirmou o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), durante a sessão plenária realizada em 05 de outubro de 2021.

Foto: Unale

Outras notícias para você