Por Aldaci de Souza

A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Ivana Bastos (PSD-BA), proferiu palestra na manhã desta terça-feira, 5, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), destacando os 25 anos da Unale. A presidente recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar e entregou aos deputados sergipanos filiados, troféus em comemoração à data. As proposituras são dos deputados Georgeo Passos (Cidadania) e Goretti Reis (PSD).

A homenageada agradece a todos os parlamentares

Georgeo Passos falou da importância  da Unale: “A instituição tem uma missão importantíssima na representação dos deputados estaduais, seja em ações judiciais junto ao Supremo Tribunal Federal, seja na troca de experiência. É um ambiente onde a gente consegue buscar informações para melhorar o nosso mandato. Para mim, nada mais justo do que fazer essa propositura conjunta  com a deputada Goretti Reis, em virtude de tudo o que a Unale vem fazendo para a melhoria do trabalho dos parlamentares estaduais”, ressalta Georgeo Passos.

A deputada Goretti Reis afirmou ser muito gratificante ter a presidente da Unale em Sergipe, mostrando a união de todas as Assembleias Legislativas do país, o fortalecimento das políticas públicas e a autonomia dos legislativos estaduais.

Ivana Bastos recebe lembranças de Sergipe

“Essa  comemoração dos 25 anos da entidade foi marcada com a entrega de troféus aos filiados da Unale e hoje conseguimos a adesão do deputado estadual Iran Barbosa, o único que não era filiado, fortalecendo a nossa entidade”, destaca.

Medalha

No discurso, a homenageada afirmou ser uma grande honra estar no plenário da Alese para receber em nome da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. 

O presidente Luciano Bispo recebendo o troféu comemorativo

“Quero cumprimentar a deputada Goretti Reis, secretária da Unale em Sergipe, a minha amiga e nossa companheira e agradecer por esse momento que ficará marcado em nossa memória como uma ocasião de muita emoção, destacando o trabalho que a Unale vem realizando junto a todos os 1.059 parlamentares representados pela entidade quanto às ações do Parlamento Brasileiro. Compartilho com cada um de vocês essa homenagem. Gostaria de agradecer imensamente ao deputado Georgeo Passos por essa honraria. Ele é um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa de Sergipe, em prol da moralização e transparência do serviço público como um todo”, diz agradecendo a todos os deputados que votaram de forma unânime para a concessão da medalha. 

Jubileu de Prata 

O presidente Luciano Bispo recebendo o troféu comemorativo

A deputada Ivana Barros acrescentou que a homenagem representa a consolidação da história da Unale, pautada no bem servir, na soma de forças para ser ponto de apoio e ao mesmo tempo, contribuir para a união das Assembleias Legislativas. “Como presidente da Unale, me sinto honrada em dirigir uma entidade que tem como objetivo, a valorização e o fortalecimento dos Parlamentos Estaduais. Esse ano, a Unale comemora o seu Jubileu de Prata em seus 25 anos de existência, sempre dedicados a promover esse intercâmbio entre as Casas Legislativas Estaduais, buscando ações pautadas na qualificação do exercício dos mandatos parlamentares”, afirma.  

Entrega do troféu ao deputado Georgeo Passos

A deputada Ivana fez um relato das ações da Unale a exemplo do trabalho durante a pandemia e entregou troféus aos parlamentares, em comemoração aos 25 anos da entidade, enfatizando que a entidade tem como missão assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas e buscar parcerias para o aperfeiçoamento e qualificação junto à órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, promovendo um debate permanente de temas relevantes de interesses do país.

Ao final, o presidente Luciano Bispo ressaltou as ações da Unale e falou sobre o período da pandemia.

Deputada Goretti recebe troféu da Unale

“A deputada Ivana Bastos vem fazendo uma grande gestão, principalmente estando à frente da entidade durante os dois anos de pandemia da covid-19, mas isso faz parte e todos nós enfrentamos esse problema e vamos superar com fé em Deus”, destaca agradecendo a presença da deputada na manhã desta terça-feira.

 

 

 

Deputada Ivana Bastos com os parlamentares sergipanos

“A Assembleia Legislativa de Sergipe se sente grata por sua presença falando sobre os 25 anos da Unale e por esse troféu muito bonito, que vamos guardar com muito carinho como o símbolo do nosso trabalho”, observa.

Fotos: Jadilson Simões