Deputados prestam últimas homenagens para Artur Reis

Por Habacuque Villacorte

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) decretou luto oficial por três dias e colocou o hall de entrada do prédio-sede da Alese a disposição para a realização do velório do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lagarto, Artur de Oliveira Reis, que faleceu nesse sábado (14), por morte natural, em seu apartamento na capital. Há alguns anos ele já vinha enfrentando alguns problemas de saúde.

Deputado estadual Luciano Bispo

Políticos, amigos e familiares de Artur de Oliveira Reis se dirigiram ao prédio da Alese para prestarem homenagens ao ex-deputado de Lagarto. Para Luciano Bispo Sergipe perdeu uma liderança política de bastante expressão, em especial na região centro-Sul do Estado. Artur Reis é o patriarca da Família Reis e fundador do Grupo político “Saramandaia” de Lagarto

“Perdemos hoje um grande homem, um grande político, que deixou um legado em Sergipe e em Lagarto pela palavra empenhada. Quando ele assumia um compromisso, ele cumpria, doa a quem doer. Fez muito por sua cidade, construiu um patrimônio político, sua família deu continuidade à sua história e a Alese presta todas as homenagens e solidariedade aos amigos e familiares”, saudou Luciano Bispo.

Zezinho Guimarães

Deputado estadual Zezinho Guimarães

Presente no velório da Alese, o deputado Zezinho Guimarães (MDB) também reconheceu a importância e o legado de Artur Reis. “O mundo político de Sergipe perde hoje um dos seus maiores líderes. Artur liderava a política de Lagarto, sua terra deve muito a ele. Um episódio que me mercou muito, quando era secretário de Estado, fui até Lagarto pedir a ele a doação de um laranjal para sediar uma fábrica de calcados”.

“Como se tratava de um benefício para o povo de Lagarto, ele só me pediu que colhesse todas as laranjas, que a fábrica poderia ser construída ali! Este é o legado dele, que por Lagarto ele fazia tudo, com sinceridade, um homem do sim, sim, não, não! Que Deus possa colocá-lo em um bom lugar e que ele possa fazer parte do parlamento do céu”, completou Zezinho Guimarães.

Maria Mendonça

Deputadas Maria Mendonça e Maísa Mitidieri

Visivelmente emocionada pela perda de Artur Reis, a deputada Maria Mendonça (PSDB) enalteceu os momentos em que teve o ex-deputado de Lagarto como colega de parlamento. “Seu Artur foi meu colega aqui na Assembleia, sua marca era a serenidade e por ser uma grande político. Tem uma família que deu continuidade a seu legado. Confesso que tenho grande admiração por ele e não poderia me ausentar neste momento”, disse. A deputada Maísa Mitidieri (PSD) também participou do velório na Alese.

Antônio Passos

Ex-deputado estadual Antônio Passos

Ex-deputado estadual e presidente da Alese, pai do atual deputado Georgeo Passos (Cidadania), o ex-prefeito de Ribeirópolis Antônio Passos veio à Alese para prestar suas últimas homenagens a Artur Reis. “Eu conheci seu Artur enquanto prefeito de Lagarto e eu de Ribeirópolis. Depois que Chico Passos deixou a Alese, eu vim para este parlamento e passei a ser colega de Casa de seu Artur por três mandatos”.

“Como pessoa era um homem sério e cumpridor dos seus deveres. Como pai era uma referência e uma grande liderança do município de Lagarto. Um dia todos nós passaremos por esta situação. Há alguns anos perdi meu pai também, como já partiram outras grandes figuras do nosso Estado, que deixaram seus legados. E seu Artur fez história lutando pelo município de Lagarto. Essa era a sua missão”, destacou o ex-presidente da Alese.

Goretti Reis

Deputada estadual Goretti Reis

Filha do ex-deputado, Goretti Reis enalteceu a história de seu pai na política de Sergipe e de Lagarto. “Quem teve a oportunidade de conviver com Artur Reis ou Artur Gavião, como era mais conhecido, reconhece sua conduta ética, seu compromisso e sua palavra, que valia mais do que a assinatura de qualquer documento. Entrei na política atendendo a seu pedido para dar continuidade ao trabalho dele”.

“Meu pai foi meu grande espelho, meu grande mentor, minha mãe faleceu logo cedo e ele assumiu toda essa responsabilidade. Os ensinamentos e os valores que ele me passou, eu quero passar para meus filhos e netos. É uma liderança política respeitada dentro de Lagarto, com muita rivalidade entre os grupos, mas de respeito por parte de todos. Hoje nossa cidade se mobiliza com esta perda, independentemente de ser aliado ou não, mas fica o respeito”, completou a deputada Goretti Reis.

Jerônimo Reis

Ex-deputado federal Jerônimo Reis

O ex-deputado federal Jerônimo Reis, filho do homenageado, disse que seu pai (Artur Reis) foi um grande “professor” para todos que fazem o grupo Saramandaia em Lagarto. “Artur Reis ficou marcado na política de Sergipe por ser o homem do sim, sim, não, não! Pela palavra e compromissos assumidos, um grande professor para seus filhos e netos. Meu pai sempre nos ensinou a lutar e trabalhar, a ajudar os menos favorecidos. E esse legado nós vamos dar continuidade”.

Histórico

Artur Reis faleceu aos 94 anos (completaria 95 no próximo dia 27) e sempre teve atuação política destacada em Sergipe, ao lado de grandes líderes, dentre eles o ex-governador João Alves Filho (in memoriam). Artur foi prefeito de Lagarto entre 1982 e 1988, além de ter exercido mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Após o velório na Alese, o cortejo seguiu para o município de Lagarto, mais precisamente para o Ginásio da Fundação José Augusto Vieira, no bairro Cidade Nova. O sepultamento está previsto para ocorrer neste domingo (15).

Fotos: Joel Luiz