logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados participam do lançamento de políticas educacionais em Sergipe

Por Stephanie Macêdo e Junior Matos| Agência de Notícias Alese

Ministro da Educação, Camilo Santana. Lançamento de políticas educacionais em Sergipe

Dois ministros de Estado do Governo Lula estiveram na capital sergipana nesta manhã de sexta-feira (21) para apresentar as novas políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, Marcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Camilo Santana, da Educação, lançaram  três programas fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino em Sergipe.  No Teatro Atheneu, os titulares dos ministérios foram recepcionados pelo governador  Fábio Mitidieri ( PSD), o presidente do Poder Legislativo Jeferson Andrade (PSD), secretários do Executivo, autoridades políticas do município, deputados federais eleitos por Sergipe e por deputados da Casa Legislativa de Sergipe.

Programas Lançados

O primeiro deles é o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, com o intuito de impulsionar e concluir obras nas escolas, garantindo ambientes adequados e propícios ao aprendizado dos estudantes. Já o segundo programa, intitulado Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja garantir o direito à alfabetização, fortalecendo o ensino fundamental e proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento educacional ao longo da vida. Por fim, o terceiro programa é a Escola em Tempo Integral, que busca ampliar a oferta de atividades extracurriculares e o tempo de permanência dos alunos nas escolas, permitindo um enriquecimento do currículo e um maior acompanhamento educacional. 

Ministro Marcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República no lançamento de três programa da Educação Básica

Para o governador Fábio Mitidieri, a presença do ministro Camilo Santana ratifica o apoio do Governo Federal às ações voltadas para a educação em Sergipe. O vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ressaltou a importância desse lançamento. “Trabalhamos para a educação sergipana avançar! Este momento é muito importante e marca a soma de todos os esforços para fortalecer as políticas públicas educacionais de garantia ao acesso e de qualidade do ensino. Temos compromisso firmado com todos os estudantes, pais, professores, equipes e comunidades escolares”, frisou.

A estada dos ministros em Sergipe foi destacada pelo deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe. Os parlamentares avaliam que a cooperação e estreitamento das relações entre os governos estadual e federal fortalece a busca do crescimento e desenvolvimento socioeconômico da população sergipana. 

“A vinda dos  ministros é muito importante para Sergipe. Queremos parabenizar o Governo do Estado por essa iniciativa. Trazer o ministro da Educação para tratar de assuntos muito importantes, como o pacto pela questão da alfabetização e das escolas em tempo integral. Além de ensinar os nossos jovens e adolescentes, de prepará-los para o futuro, muito feliz em participar desse grande evento”, frisou o deputado Cristiano Cavalcante (UNIÃO).

Para o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), a vinda do ministro para Sergipe  foi muito importante.

“Queremos parabenizar o Governo do Estado de Sergipe por essa iniciativa também. Trazer o ministro da Educação para tratar de assuntos muito importantes, como o pacto pela questão da alfabetização; essa questão das escolas em tempo integral, para além de ensinar os nossos jovens e adolescentes, prepará-los para o futuro. Fico muito feliz em participar desse grande evento”.

 

Deputado Cristiano Cavalcante (UNIÃO)

Deputado Doutor Samuel (Cidadania)

Desenvolvimento

Nos últimos seis meses, ministros já estiveram em Sergipe para retomada de obras da BR-101; inauguração do IFS de Poço Verde; Plenária Estadual para elaboração do PPA Participativo e lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo