Deputados participam da tradicional procissão de Nosso Senhor dos Passos

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Durante os dias 3,4 e 5 de março, a cidade de São Cristóvão esteve lotada de fiéis para a tradicional romaria de Nosso Senhor dos Passos. O ato religioso reúne pessoas de diversas cidades sergipanas e também de outros estados que querem agradecer aos milagres e também demonstrar fé e devoção ao santo católico.

O deputado Netinho Guimarães

O deputado estadual Netinho Guimarães (PL) falou sobre o retorno das festividade que ficou sem acontecer durante dois anos devido a pandemia da Covid-19. “ É uma festa religiosa e muito tradicional para o povo de São Cristóvão e que movimenta todo o estado. O retorno dela movimenta o comércio e fortalece a economia de Sergipe”, falou o parlamentar.

Para o deputado Neto Batalha (PP) a romaria de Nosso Senhor dos Passos impulsiona o turismo religioso no estado. “O município de São Cristóvão tem tradição de ter muitas igrejas. Com a volta da romaria, após dois anos sem a festa devido a pandemia da Covid-19, estamos vendo muitas pessoas ressignificando o sentido da vida; é um momento de muita fé e das pessoas se reencontrarem com Deus e agradecerem às graças alcançadas”, ressaltou.

O deputado Neto Batalha

A cidade de São Cristóvão mudou completamente a sua rotina para receber romeiros e fiéis de diversas partes de Sergipe e do Brasil. O deputado Paulo Júnior (PV) falou sobre a programação da festa religiosa. “Na sexta-feira, tivemos uma procissão que saiu da igreja dos Capuchinhos, em Aracaju, rumo à praça do Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão. No sábado, a missa da Penitência. Já no domingo a procissão iniciada na praça São Francisco. É um momento ímpar para impulsionar o turismo religioso em nossa cidade e também aquecer a economia do estado”, destacou.

O deputado Paulo Júnior

Realizada há mais de 200 anos, sempre no período da Quaresma em preparação para a Páscoa, a romaria é uma das maiores manifestações religiosas do Nordeste e costuma reunir mais de 70 mil fiéis. Em 2016, passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe com a Lei Estadual Nº. 8.096 de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia Vieira.

Fotos: Divulgação Tv Alese