logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados participam da posse do secretariado estadual

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) marcaram presença na Solenidade de Posse do secretariado do Poder Executivo. A cerimônia foi presidida pelo Chefe de Governo, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. O primeiro escalão vai comandar 19 pastas. Concorrido, o evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (2), no Teatro Atheneu. 

Deputado Christiano Cavalcante destaca importância da interlocução entre os Poderes

Durante evento, em entrevista concedida a Agência de Notícias o deputado Christiano Cavalcante (União), que será o Líder do Governo na Alese na nova Legislatura, destacou a importância da harmonia entre os Poderes.

“Muito importante essa interlocução entre os deputados e os secretários estaduais, para que a gente possa fazer a tramitação dos projetos importantes para os avanços que o nosso Estado precisa. Então, estamos hoje aqui conhecendo o perfil de cada secretário para que possamos estar mais próximos, para que as matérias tramitem de forma mais tranquila e equilibrada”, declarou Christiano.

Do Partido Social Democrático (PSD), Adailton Martins salienta que aprovou os nomes dos secretários convidados pelo governador Fábio Mitidieri. “São jovens, dinâmicos, pessoas que têm compromisso hoje de tocar o Governo. Eu estou gostando porque são pessoas que já estiveram em outros locais e foram provadas, como o deputado Zezinho Sobral. Em vários governos ele assumiu várias secretarias e se saiu muito bem. Como Deputado e  Líder do Governo, Zezinho foi um excelente, e será um excelente Secretário de Educação. Na Casa Civil temos um jovem, também, dinâmico e trabalhador, que é o Jorge Araújo. Nós  temos no Gabinete do Governador o Thiago Andrade, temos o Dr. Cristiano Barreto na Secretaria de Governo. Então, é uma equipe jovem, que a gente vê que quer trabalhar por Sergipe. É como o próprio Fábio Mitidieri falou: “o meu partido é Sergipe”’. E nós queremos o melhor para Sergipe e eu como deputado, como aliado ao lado dele, estou aqui para aprovar, dar parabéns e trabalhar junto com ele”, revelou Adailton.

Vice-governador Zezinho Macêdo Sobral é empossado secretário de Educação e Cultura

Reeleita, a deputada Maísa Mitidieri (PSD), irmã do Governador, destacou a importância da mulher na gestão pública, uma meta de Fábio Mitidieri, que, dos dezenove secretários, seis são mulheres. “Muito importante a participação da mulher na política, e é isso que estamos vendo no governador Fábio, ele dando importância, valorizando o papel da mulher no seu mandato”, frisou a deputada.

O deputado estadual Garibalde Mendonça também participou da cerimônia de posse e destacou a importância do alinhamento dos Poderes para o sucesso da gestão pública. “Hoje é a definição muito importante dos secretariado, é interessante a harmonia entre os Poderes. Todos os projetos, principalmente os do Governo, passam pela Casa, então é importante manter esse elo”, conclui.

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD) ressalta que começa hoje a nova era do Governo Fábio Mitidieri, por trazer novos nomes para as pastas do Executivo. “Vamos trabalhar ainda mais para o desenvolvimento do Estado. O pai de Fábio me indicou um dia para ser o presidente da Alese, e fiquei como presidente por oito anos. Quero agradecer todo apoio que recebi, aos colegas, a Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Quero dizer que trabalharei da melhor forma possível, com maior transparência possível para fortalecer a governabilidade do Estado de Sergipe”, declarou Bispo.

Presidente da Alese, deputado Luciano Bispo destaca importância

A deputada Kitty Lima (Cidadania) enaltece a importância da causa animal, e revela que a continuidade dessa pauta era uma das suas ansiedades, contudo, que já conversou com o governador Fábio sobre o tema e está mais tranquila. “Conversei com o governador e ele também tem essa preocupação. Vem muita coisa boa por aí”, revela.

Conheça o Secretariado

Dos dezenove secretários tomaram posse, seis deles, são mulheres. Além disso, o futuro governador do estado também trouxe como novidade a criação e reativação de algumas pastas, como a da Secretaria de Estado da Comunicação.

Eleito deputado, e agora assumindo da secretaria de Estado da Casa Civil está Jorginho Araújo. Advogado, o gestor público tem experiência na administração pública com passagens pela Secretaria de Estado do Trabalho; Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). Em Aracaju, passou pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp); Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria de Governo (Segov). Ele também Superintendente de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Aracaju.

Adailton Martins parabeniza nomes eleitos por Fábio para comando das pastas

O delegado Cristiano Barreto Guimarães assume a Secretaria de Estado do Governo. Ele ingressou na Polícia Civil como delegado em 2001. É bacharel em Direito, graduado pela Universidade Tiradentes (Unit), com pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Fase e em Gestão Estratégica em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na Polícia Civil, esteve à frente das delegacias regionais de Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto e Maruim. Comandou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa; a Divisão de Repressão ao Crime Organizado do Cope; a Divisão de Combate a Roubos de Cargas; a Coordenação das Delegacias de Polícia do Interior e Divisão de Inteligência Policial (Dipol).

Tiago Andrade Araújo assume a Secretaria Especial de Gabinete do Governador. Formado em Administração pela Universidade Tiradentes, Tiago tem experiência em administração de empresas privadas. Também atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal.

Garibalde Mendonça destaca importância de elo entre Poderes

Cleon Menezes do Nascimento assume a Secretaria Especial de Comunicação Social – Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Pós-graduado pela Universidade de Belas Artes de São Paulo em Design Gráfico e Mestre em Educação pela UNIT. Ex-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do estado de Sergipe.
Integrou o corpo docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes durante 11 anos. Lecionou também no curso de especialização Latu Sensu em Comunicação Digital da Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese).

Na Secretaria de Estado da Fazenda o nome escolhido é o de  Sarah Andreozzi – ela é economista, especialista em recuperação fiscal e mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB) – possui 13 anos de experiência em finanças públicas, sendo nove voltados para
finanças de Estados e Municípios.

Ela deixou a presidência do Conselho do Regime de Recuperação Fiscal (CNRF) para assumir a Secretaria da Fazenda em Sergipe. Já atuou como auditora de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional e no Ministério da Economia, onde trabalhou como coordenadora de Relações com Estados e Municípios, gerente de Projetos e auditora de Finanças e Controle. Também trabalhou no Conselho Fiscal da Caixa Econômica e Ceasamina.

irmã do Governador, Maísa Mitidieri destaca importância do papel da mulher na política

Lucivanda Nunes Rodrigues  assume a Secretaria de Estado da Administração – está à frente da Secretaria de Inclusão desde 2020. É graduada pela Universidade Federal de Sergipe e atuou na gestão pública municipal de Aracaju de 2001 a 2012 nas Secretarias de Administração e de Controle Interno.

No Estado, já atuou como secretária-adjunta da então Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag; assessora de Gestão da Secretaria de Estado da Cultura – Secult; e assessora de gestão da Secretaria de Estado da Casa Civil.

A primeira-dama, Érica Mitidieri assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Cidadania. Érica é formada em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes (Unit). Em 2000, iniciou sua jornada profissional na Plamed, iniciando como trainee e chegando a exercer o cargo de diretora executiva.

Administradora com ênfase em análise de sistemas, em 2021, fundou a MCavalcante Corretora de Seguros, empresa especialista em cuidar de pessoas. Érica é casada com Fábio Mitidieri e tem três filhos. Agora, assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O vice-governador do Estado, Zezinho Sobral, assume Secretaria de Estado da Educação e Cultura.  Ele é Agrônomo e advogado. Em 2018, foi eleito para deputado estadual e foi líder do governo.

Kiidy lima ressalta que a causa animal será observada pelo governador

Em 2011, foi diretor presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe – Pronese -, passou pelas Secretarias de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (antiga Setrapis), da Agricultura e do Desenvolvimento Rural – Seagri.

Foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e secretário chefe da Casa Civil do governo de Sergipe. Em 2015, foi secretário de Estado da Saúde. Em 2017, assumiu a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social. Agora, assume a Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

Walter Pinheiro assume  a Secretaria de Estado da Saúde . Médico ortopedista e traumatologista, já atuou como superintendente do Hospital João Alves Filho e superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Walter é formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia, além de especialização em Cirurgia da Mão e Membro Superior.

Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT – regional Sergipe). Além disso, atuou como referência técnica do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho e também foi preceptor de Cirurgia da Mão Serviço de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Mariana Dantas é a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer. Graduada em Educação Física pela Universidade Tiradentes (2008) e pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo, pela Gama Filho (2011).

Sua experiência em gestão pública inclui a coordenação de esportes de Alto Rendimento na Prefeitura de Aracaju e diretoria de Esportes no governo de Sergipe. Na Prefeitura de Aracaju, coordenou os esportes de alto rendimento, quando implantou o Bolsa Atleta Aracaju.

Entre 2017 e 2019, atuou como diretora de esportes no governo do Estado de Sergipe, assumindo em 2019, o cargo que ocupa atualmente de Superintendente Especial de Esporte. Agora, assume a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer.

 Danielle Garcia assume a Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem especializações em Gestão Estratégica de Segurança Pública, também pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e em Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra (ESG) e é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Tomou posse como delegada em 2001 e atuou em diversas delegacias do interior. Em 2009, assumiu o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).
Também atuou como diretora do Denarc e foi delegada da Barra dos Coqueiros. Danielle esteve, ainda, no Ministério da Justiça, onde atuou no Departamento de Ensino da Senasp.

Luiz Roberto Dantas é o Secretario de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura. Ele é advogado, formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e foi servidor público no Ministério da Fazenda.

É servidor público aposentado da Petrobras, foi presidente da Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Viviane Pessoa assume a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor. Cursou Direito na Universidade Tiradentes e foi aprovada no concurso para Delegada de Polícia nos estados da Bahia e de Sergipe. Fez MBA em Direito Eletrônico e outros cursos de extensão em áreas do Direito e da Segurança. Trabalhou nas Delegacias do Santa Maria e do Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro. Também passou pelas Delegacias Especializadas de Turismo, do Consumidor e Meio Ambiente, de Crimes de Trânsito, de Defraudações e Combate à Pirataria, de Proteção à Criança e ao Adolescente, e pela Polinter.

João Eloy de Menezes assume a Secretaria da Segurança Pública. Ele é formado em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit), delegado de polícia e já foi secretário da segurança pública de Sergipe por três vezes, em 2003, de 2009 a 2015 e de 2017 até o momento. Como delegado, já atuou nas 2ª e 8ª Delegacias Metropolitanas, na Divisão de Roubos e Furtos de Veículos e Delegacia de Cargas. Também já esteve à frente do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) por duas vezes e coordenou as delegacias da capital e superintendência da Polícia Civil. Além da atuação na segurança pública de Sergipe, João Eloy também já foi diretor de segurança do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Zeca da Silva assume a Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca. Ele é empresário e agropecuarista, permanece na Secretaria de Agricultura e Pesca. Foi vereador por dois mandatos, exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, foi deputado por dois mandatos e, também secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

 José Carlos Felizola assume a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas. Ele é advogado e deixa a Secretaria de Estado Geral de Governo – SEGG para administrar a recém-criada Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas. Possui larga experiência administrativa no serviço público estadual, tendo ocupado uma Diretoria na Codise, a Presidência da Cohidro e o cargo de secretário de Estado da Inclusão Social.

Valmor Barbosa assume a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia , Ele é  engenheiro Civil e ex-professor universitário, possui experiência técnica e formação específica em áreas como pavimentação rodoviária; fiscalização de obras e projetos de engenharia; gerenciamento de obras estruturantes e projetos internacionais; dentre outros.
No ano de 2005, assumiu a Diretoria de Obras e Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB. Em 2006, assumiu o cargo de Diretor-Presidente dessa Empresa. Em 2009, assumiu a Secretaria de Estado da Infraestrutura e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano.

Jorge Tele assume a Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. Formado em Direito e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA em Gestão de Projetos. Atuou em diversos municípios sergipanos na área de consultoria de projetos e na Federação de Municípios do Estado de Sergipe (Fames). Agora, assume a Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo.

Marcos Leite Franco Sobrinho assume a Secretaria de Estado do Turismo. Ele é empresário e foi deputado estadual entre 1998 e 2002. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes (Unit).

 

Fotos: Joel Luiz/Agência Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo