Deputados participam da inauguração do Centro Especializado em Reabilitação

Por Stephanie Macêdo

Na manhã desta sexta-feira (27), o  presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), participou ao lado do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas(PSD) da entrega do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). Com a inauguração, a estimativa é que sejam atendidos, mensalmente, cerca de dez mil usuários com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de todo o estado.

Famílias participam da inauguração do Centro de Reabilitação

Na ocasião, o presidente da Alese parabenizou o Governador do Estado, Belivaldo Chagas. “Por ter a coragem, a ousadia, de colocar para funcionar esta grande obra que  vai melhorar as condições de pessoas que sofrem em acidentes e em outras situações especiais. Então, um prédio desses, pronto, funcionando, quem vai ganhar é Sergipe e o povo sergipano”, declarou Luciano Bispo.

Os deputados estaduais, Goretti Reis, Diná Almeida, Zezinho Sobral, Adailton Martins e Garibalde Mendonça participaram da solenidade de inauguração do CER IV e manifestaram contentamentos pela entrega do Centro de Reabilitação. Segundo o governador Belivaldo Chagas, lembrou que a  obra foi idealizada pelo ex-governador do Estado, Marcelo Déda, ( in memoriam), e iniciada pelo governador Jackson Barreto. “Foi um projeto executado e sonhado por seis mãos”, frisou. A perspectiva do Governo do Estado é que o Centro de Reabilitação já inicie o atendimento no dia 1º de setembro.

Deputados

Adailton Martins destaca importância da obra

O deputado Adailton Martins (PSD) disse que ficou muito satisfeito com a inauguração do centro. “Hoje temos uma grande obra no Estado. Antes a comunidade se dirigia para Salvador e outros Estados. Estou muito satisfeito com essa obra entregue pelo governador Belivaldo Chagas”, revelou o deputado Adailton Martins.

Diná Almeida frisa que governo veio pra fazer o prometido

A deputada Diná Almeida (PODE) falou da persistência e êxito do governador diante da conclusão da obra. “Falamos tantas vezes da necessidade desse centro de reabilitação e ele saiu, está pronto para atender a sociedade. O governador disse que veio pra resolver, sempre usa essa frase, e ele resolveu. E eu tenho certeza que ele irá resolver muito mais! Muitos começos, sem términos, mas ainda temos um ano pela frente de trabalho”, comemora a parlamentar.

Garibalde comemora entrega do Centro

O deputado Garibalde Mendonça (MDB) ressaltou sua felicidade diante da entrega da obra. “Como parlamentar a entrega desse centro me deixa muito feliz, eu mesmo fiz várias indicações solicitando um Centro de Reabilitação para Sergipe. É um momento histórico para os deficientes do Estado. Agradecer ao governador por conclusão da obra. Está de parabéns o povo de Sergipe”, disse.

Goretti Reis lembra das sequelas deixadas pelo coronavírus e destaca o tratamento adequado desses pacientes.

“A sociedade sergipana receberá um serviço de qualidade. Seja a necessidade motora, visual, oral, todos serão recebidos por uma equipe qualificada. Que esse Centro seja referência de tratamento e principalmente para aqueles que ficaram com sequelas deixadas pelo coronavírus em nosso estado”, frisou a deputada Goretti Reis (PSD).

O líder do governo, deputado Zezinho Sobral (PODE) considerou a entrega do Centro importantíssima e de extrema qualidade. “É a primeira do Estado de Sergipe com esse grau de complexidade. Nós tivemos a oportunidade de acompanhar a elaboração desse projeto, fomos em alguns estados, fomos em Goiás, nos centros de reabilitações que foram montados e que tinham parcerias”, disse.

O deputado enfatizou ainda que o governo já abre o Centro com o protocolo definido. “Com uma equipe de atendimento pronta em todas as áreas, tanto do receptivo, da condução, da estrutura de manutenção, de alimentação, ou seja, o serviço efetivo a se prestar. Então a gente fica feliz quando vê uma obra como essa, que a gente trabalhou por ela também, que muitos e muitos trabalharam, um governo que inaugura com responsabilidade, não somente abre as portas, mas entrega o equipamento funcionando à sociedade sergipana”, conclui.

Investimento

Com investimento total de R$29.168.027, 44 e cerca de 7.000 m² de área construída, o Centro de Reabilitação está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, e sua estrutura física é considerada como uma das melhores do Nordeste. O CER IV funcionará com oitenta profissionais, oferecendo atendimento das 07h às 17h. A estimativa é que sejam atendidos, mensalmente, cerca de dez mil usuários de todo o estado.

O CER IV é um Centro Especializado em Reabilitação, que realiza diagnóstico e avaliação; orientação e estimulação precoce; reabilitação/habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência. O objetivo do CER IV é promover cuidados em saúde para habilitação/reabilitação física, intelectual e TEA (Transtorno do Espectro Autista), auditiva e visual. Assim como desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce de deficiências em todas as fases da vida.

O espaço abrigará sala de acolhimento familiar, consultórios médicos (nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria) e consultórios para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro, educador físico e psicopedagogo. Os usuários contarão, ainda, com brinquedoteca, biblioteca adaptada, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, duas piscinas cobertas e aquecidas para pacientes em tratamento de hidroterapia e anfiteatro.

Fotos: Joel Luiz