Deputados participam da entrega do novo Centro de Convenções de Sergipe

Por Stephanie Macêdo

Na manhã desta segunda-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), junto com deputados da Casa, participou da entrega da reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe (CCS). O equipamento traz como principal objetivo a potencialização do Turismo de Negócios em Sergipe, tornando o estado mais competitivo na captação de grandes eventos corporativos nos mais diversos segmentos. A intervenção possibilitará, ainda, que o espaço seja um dos mais modernos do Nordeste.

Belivaldo Chagas e o ministro do Turismo Gilson Machado Neto entregam o novo Centro de Convenções a Sergipe

Além  do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, a solenidade de entrega do empreendimento contou ainda com a participação de diversas autoridades políticas do Estado e da capital sergipana, e do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que na ocasião do evento fez o descerramento da placa do empreendimento. A reforma realizada pelo governo de Sergipe no CCS possibilitou a ampliação da aérea construída em mais de 78% (6.183,37 m² a mais), passando de 7.926,82 m² para 14.110,19 m². Já a área total é de 23.287,04 m².

“Estamos priorizando responsabilidade com o dinheiro público. O presidente Jair Bolsonaro determinou que nós não precisamos ter a autoria das obras, da paternidade das obras, e sim de concluir o que estava inacabado para a população ter o bem perene, como é o CCS em Aracaju”, declarou o ministro de Turismo em seu discurso, enfatizando o bem das Parcerias Público-Privado na gestão pública “Importante as parcerias, pois quem emprega são os empresários e não o governo”, disse.

Para o presidente da Alese, a entrega da obra foi fundamental para o Estado, tendo em vista o impacto econômico deixando pela pandemia e a necessidade de o Estado reverter esse cenário. Luciano Bispo destacou ainda que o bom funcionamento do Centro de Convenções de Sergipe deve ser levado em conta, momento em que parabenizou a iniciativa do governo de buscar uma administradora para o espaço de eventos.

Presidente da Alese, Luciano Bispo, destaca importância do CCS para o turismo sergipano

“Muito importante essa inauguração. O estado deu um grande passo à frente, e com isso, vai beneficiar todos os  que fazem turismo em Sergipe. Está de parabéns também pela parceria feita, pois o importante das obras não é só a inauguração, é a manutenção e bom funcionamento também”, frisou o presidente Luciano Bispo.

O Centro de Convenções de Sergipe (antigamente chamado de ‘CIC’) foi entregue à AM Malls –  empresa que assumirá a gestão do espaço por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A AM Malls  ficará responsável pelo espaço a partir da semana que vem, quando deverá investir na adequação dos espaços à modelagem operacional. Ela irá trabalhar também na captação de eventos para o estado. A expectativa da empresa gestora é que o equipamento gere, em sua fase operacional, pelo menos 70 empregos diretos e 150 indiretos. A previsão da empresa é que o empreendimento seja inaugurado a partir do início de 2022.

O governador de Sergipe ressalta os benefícios do CCS  para o desenvolvimento e a economia do Estado. “O novo centro, em modelo de PPP e gerido por uma empresa com experiência, trará benefícios e ainda mais vantagens ao setor de eventos em geral.  Ao todo, o CCS tem capacidade para receber cerca de 8.500 pessoas em pé e 6.570 sentadas. O pavilhão estará habilitado para a realização de grandes eventos  como feiras, exposições e  espetáculos”, destacou. Valor da reforma e ampliação do CCS foi de aproximadamente R$ 30 milhões.

Oliveira Junior comemora oportunidades de negócios para Sergipe com a entrega do CCS

Segundo o Superintendente Especial de Parcerias Público-Privadas do Estado de Sergipe, José de Oliveira Junior, o novo CCS é uma obra que tem uma interface muito importante com o setor de turismo. “Por criar oportunidades de negócios novos, de participar do ecossistema do turismo, que inclui hotéis, restaurantes, pontos de lazer e um número muito grande de atividades que impactam no emprego e na renda dos sergipanos”, disse.

Os deputados da Casa Legislativa, Maria Mendonça (PSDB), Goretti Reis (PSD), Diná Almeida (Pode) e  Zezinho Sobral (Pode)  asseguraram que com a volta do Centro de Convenções, Sergipe se permite estar nos roteiros de grandes eventos  nacionais, regionais e locais.

Para a deputada Maria Mendonça, o espaço estruturante é um divisor de águas. “Nós vamos ter, a partir de agora, um turismo do nosso Estado recebendo turistas do mundo inteiro, o turismo de eventos. E aí não tenho dúvida de que passa a ser um atrativo a mais para que o nosso Estado possa trabalhar o desenvolvimento do turismo para o engrandecimento de Sergipe”, declarou.

A deputada Goretti Reis revelou ainda que CCS chegou em um momento importante para Sergipe. “É um momento muito positivo. Nesse momento de melhoria de nossos indicadores e da reabertura do comércio. O espaço vem no momento muito importante para a retomada da economia e a retomada do desenvolvimento”.

O deputado Zezinho Sobral frisou a importância das Parcerias Público-Privadas (PPP) junto o Governo do Estado. ” Já é o segundo empreendimento do governo através das parcerias, o primeiro foi o Ceasa, de Itabaiana. Com as PPPs se divide responsabilidades e atrai investimentos”, afirmou.

Já a deputada Diná Almeida afirmou que o Centro de Convenções é um momento muito esperado por todos os sergipanos. E que diante da pandemia, onde houve baixa de vendas no comércio, “o CCS representa um momento de renovação por promover grandes eventos, como feiras”.

Fotos: Joel Luiz