Deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) participaram, nesta sexta-feira (9), da 64ª edição do programa Sergipe é Aqui, primeira ação do Governo do Estado em 2026, realizada no município de Pacatuba. A presença dos parlamentares reforçou o compromisso do Poder Legislativo com a interiorização das políticas públicas e o acompanhamento das ações governamentais junto à população.
Com cerca de 13 mil habitantes, Pacatuba recebeu mais de 160 serviços ofertados por secretarias estaduais e órgãos parceiros, concentrados no entorno do Centro de Excelência Doutor Leandro Maciel. Durante a programação, os deputados acompanharam atendimentos, dialogaram com moradores e lideranças locais e destacaram a importância do programa para ampliar o acesso à cidadania e aos direitos.
Entre os serviços disponibilizados estiveram consultas e exames de saúde; emissão de documentos como CIN, CPF e CNH; atendimentos do Procon; negociação de débitos ; confecção do ID Jovem; orientações jurídicas da Defensoria Pública; castração de animais; além de estandes de economia solidária com produtos locais.
O governador Fábio Mitidieri (PSD) ressaltou a relevância do programa para a aproximação do Governo com a população. “Estamos iniciando 2026 com o Sergipe é Aqui em Pacatuba, uma cidade especial. É o maior programa do nosso governo, com todas as secretarias e órgãos presentes. Em cada edição, realizamos milhares de atendimentos, levando a estrutura do Estado para perto das pessoas. Pacatuba reúne todas as condições para receber um grande evento”, afirmou.
O governador também destacou os investimentos em infraestrutura e o potencial turístico do município, especialmente no litoral norte sergipano.
A prefeita de Pacatuba, Iara Martins (PSD), enfatizou os impactos positivos do programa para o desenvolvimento local. “O Sergipe é Aqui traz investimentos e fortalece as áreas em que o município tem maior potencial de crescimento. A adesão da população foi grande, o que demonstra a importância dessa iniciativa para os cerca de 13 mil habitantes de Pacatuba”, destacou.
Em 2025, o programa contabilizou mais de 120 mil atendimentos em 26 edições, com destaque para serviços nas áreas de assistência social, cidadania, juventude e saúde.
A participação dos deputados estaduais foi apontada como fundamental para ampliar o diálogo institucional. Para a deputada Lidiane Lucena (Republicanos), o programa fortalece a escuta ativa da população. “É o maior programa do Estado de Sergipe e conta com a parceria da Alese. É aqui que ouvimos as demandas específicas de cada município e buscamos contribuir com emendas, leis e ações que melhorem a vida da população”, afirmou.
O deputado Jorginho Araújo (PSD) destacou o papel da Alese na promoção de políticas públicas. “O Sergipe é Aqui leva cidadania e dignidade aos municípios, aproximando o Governo e a Assembleia dos cidadãos. Hoje, Pacatuba se torna simbolicamente a capital do Estado, com gestores e servidores ouvindo demandas e buscando soluções imediatas”, ressaltou.
Já o deputado Adilton Martins (PSD) enfatizou o potencial turístico da região e os investimentos em infraestrutura. “Pacatuba e o Baixo São Francisco têm um grande potencial turístico. O programa traz mais de 160 serviços e reforça os investimentos em rodovias e obras estruturantes, beneficiando não apenas o município, mas toda a região norte do Estado”, concluiu.














