Deputados homenageiam gestor educacional com Título de Cidadania Sergipana

Os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese)  concederam, nesta segunda-feira (23),  em Sessão Especial, o  Título de Cidadania Sergipana ao gestor educacional e historiador, Daniel Mauro Souza Lemos. A solenidade  aconteceu no Plenário Pedro Barreto de Andrade e reuniu  amigos e familiares do homenageado.

A autoria da propositura é do vice-presidente do Poder Legislativo, o parlamentar Garibalde Mendonça (PDT). “   Ele é um grande apaixonado pela Educação Pública. Daniel é uma pessoa que veio para Sergipe e através do seu excelente trabalho inovou a educação no nosso estado”, destacou.

Daniel Mauro Souza Lemos é natural de Guarulhos (SP),  ingressou na Universidade Estadual de Santa Cruz no curso de Licenciatura em História. Na mesma universidade, ele fez uma especialização em História do Brasil e  mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Histórico em Sergipe

Em viagem ao Estado da Paraíba, em 2011, Daniel pernoitou em Aracaju e ficou encantado com a Orla de Atalaia. Decidiu morar em Sergipe e, por ordem do destino, foi publicado o concurso público do magistério em 2012. Com a aprovação, ele teve a oportunidade de atuar m escolas do Centro Sul Sergipano. No período, ele morou na cidade de Salgado.

O homenageado atua, desde 2013,  em equipes gestoras da Rede Estadual de Educação , tendo experiência de oito  anos como gestor escolar e coordenador pedagógico. Daniel tem como pilares a melhoria dos índices de aprendizagem; mudança do clima organizacional das equipes através da comunicação; e acolhimento como garantia da permanência dos estudantes.

Desde 2016, no início da gestão do Colégio Estadual  Atheneu Sergipense, Daniel tem usado metodologia dinâmica, com a finalidade de englobar toda a equipe escolar compartilhamento de tarefas e  metas, tendo em vista, a melhoria  índices escolares (Fluxo escolar, Taxa de Distorção idade/série, ambiente educacional, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, condições de trabalho dos profissionais da escola, espaço físico escolar e, por fim, acesso, permanência e sucesso na escola).

“Eu escolhi Sergipe para viver há 12 anos, e foi uma das escolhas mais bem feitas da minha vida. Com a aprovação em concurso público exerço minha função social, e tenho vivido histórias muito bonitas dentro da Educação Pública, e sou abraçado e acolhido pelos sergipanos”, ressaltou o homenageado, Daniel Lemos.

Apaixonado pela escola pública, Daniel Lemos é pai Talita e Samuel que são estudantes da Rede Pública de Ensino. “Também acreditamos, que os pais são co-responsáveis por todo o processo educativo de crianças e jovens. Com o empenho do meu marido, eu vejo um futuro melhor para os meus filhos e também o fortalecimento de ações e a inovação para a escola pública”, finalizou Amanda Lemos, esposa do homenageado.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese