logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados fazem questionamentos à Secretária da Saúde

Por Habacuque Villacorte

Os deputados estaduais aproveitaram a presença da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, para fazerem diversos questionamentos durante a Sessão Remota da Assembleia Legislativa de Sergipe, dessa terça-feira (30), quando prestou contas do 3º quadrimestre da Pasta, do exercício de 2020. Muitas dúvidas dos parlamentares estavam relacionadas à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Kitty Lima

Deputada estadual Kitty Lima

As primeiras perguntas partiram da líder da bancada de oposição, deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), que questionou as razões para o Estado ter reduzido a quantidade de leitos de UTI entre as, primeira e segunda, ondas do vírus, mesmo diante do colapso registrado na rede de saúde do Amazonas e dos avisos dos pesquisadores da UFS;

A deputada também cobrou sobre as divergências apontas pelo Ministério Público sobre os leitos divulgados, externou preocupação com o risco de falta de oxigênio para os pacientes, além de cobrar a vacinação para os profissionais da Segurança Pública, ela requereu uma posição sobre os respiradores (leia Consórcio Nordeste) que não vieram e sobre a queda no número de transplantes.

Iran Barbosa

Por sua vez, o deputado Iran Barbosa (PT) externou sua preocupação com o cumprimento de apenas 35% dos indicadores estipulados pela secretaria de Estado e defendeu a ampliação de leitos de UTI. O petista também diferenciou o processo de vacinação de alguns municípios, destacando alguns e questionando a falta de efetividade de outros. Ele também falou da superlotação do transporte público e questionou o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino.

João Marcelo

Por sua vez, o deputado João Marcelo (PTC), como conhecedor do Direito, lamentou que os ensinamentos que aprendeu na faculdade estejam invertidos. “Aprendi com os professores de Direito que primeiro vinham os costumes e depois as regras. Agora as pessoas precisam de medidas restritivas e de regras para chegarem aos bons costumes. Em Sergipe não estamos vendo diminuição dos casos, talvez alguns erros estejam sendo cometidos”, disse, se somando na defesa que profissionais como policiais e professores tenham vacinação prioritária contra a COVID.

Luciano Pimentel

Deputado estadual Luciano Pimentel

O deputado Luciano Pimentel (PSB) fez uma saudação ao trabalho desenvolvido pelo governo de Sergipe, com seriedade e serenidade, baseado nas orientações científicas para as decisões serem tomadas. “Às vezes quem tá fora faz a crítica com simplicidade. Mas só quem tá dentro sabe o trabalho para conter que as perdas sejam as mínimas possíveis”, disse, estranhando o crescimento de casos da Sífilis Congênita. O deputado também questionou sobre como o Estado diferencia e distribui as vacinas por fornecedores, sobre a dificuldade na aquisição do kit de intubação e sob a grande concentração de pessoas nas agências bancárias com a volta dos auxílios.

Goretti Reis

A deputada Goretti Reis (PSD) prestou uma homenagem a todos os trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente no combate ao vírus e tentando salvar vidas. A parlamentar sugeriu pegar experiências de outros Estados e verificar dentro de um protocolo quais tratamentos e medicamentos estão sendo utilizados, sobre o tratamento precoce contra a pandemia. Ela também questionou se estão faltando medicamentos para pacientes em UTI e anunciou que vai apresentar um projeto de lei para combater os “fura-filas”, que estão sendo priorizando na vacinação.

Doutor Samuel

Por sua vez, o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) falou da superlotação das UTIs dos hospitais particulares que findam tirando leitos de UTIs do SUS. Ele defendeu uma intervenção do Estado para que os hospitais possam ampliar. O deputado externou sua preocupação com os pacientes renais crônicos e o preço de um determinado medicamento. “Recebo direto questionamentos sobre o Hospital Zé Franco, em Socorro, quanto às escalas médicas e a pediatria. Gostaria de saber sobre o Hospital do Câncer, sobre a terraplanagem?”, questionou, pontuando ainda sobre o tratamento precoce contra o vírus e sobre a necessidade de tratar a saúde mental e de reconhecer os templos religiosos essenciais.

Janier Mota

A presidente da Comissão de Saúde da Alese, deputada estadual Janier Mota (PL), parabenizou a secretária e sua equipe de trabalho pelo empenho no combate ao vírus e questionou se o Estado já tem previsão de quando a Maternidade Hildete Falcão será colocada em funcionamento. “Nesse momento de pandemia, seria muito importante para o atendimento. E por que os municípios estão vacinando os grupos prioritários por idades diferentes?”, questionou.

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça (PSDB) disse que se sentiu contemplada pelas perguntas dos colegas e respostas da secretaria, mas enfatizou sua preocupação com o início do ano letivo presencial, fazendo um apelo ao governador. “Nossos profissionais ainda não foram imunizados”, disse, externando ainda a situação emergencial por que passa o Centro de Nefrologia de Itabaiana, inclusive sob o risco do encerramento de suas atividades em alguns meses. Maria Mendonça também falou do drama de uma criança, portadora de uma doença rara, que precisa de uma medicação por seis meses, que o CASE não fornece, antes de fazer um procedimento cirúrgico.

Garibalde Mendonça     

Por sua vez, o deputado Garibalde Mendonça (MDB) parabenizou o governo do Estado pela condução dos trabalhos, em especial, a secretária de Saúde e todos os que fazem a Pasta. “Minha preocupação é com a variação dos percentuais informados na vacinação dos municípios? É pela quantidade de vacinas que chegam? E quanto às nossas emendas parlamentares, para aquisição de ambulâncias e verbas para alguns hospitais?”, questionou.

Vanderbal Marinho

O deputado estadual e médico Vanderbal Marinho (PSC) ressaltou que estamos no momento mais crítico durante a pandemia e de maior instabilidade, pois toda a rede hospitalar encontra-se superlotada. “Os leitos estão ocupados quase que totalmente e os profissionais de Saúde estão sobrecarregados, estressados e não temos substitutos qualificados. Estamos em uma situação de colapso, Abril será um mês de grande desafio e temos que restringir e limitar a movimentação das pessoas, dando um tempo para que a rede de saúde se recupere”, disse, defendendo mais medidas restritivas.

Georgeo Passos

Deputados fazem questionamentos à secretária

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) disse que sempre foi muito bem atendido pela secretaria, mas reconhece que há um clima de tensão na sociedade sobre os números que são divulgados. “Gostaria de entender sobre o paciente de Nossa Senhora da Glória, numa sexta-feira, com solicitação de UTI, e só conseguiu a transferência na terça-feira. E essa demora se o Estado divulga que tem leitos disponíveis, diariamente? Teve um caso em Itabaiana que foram quase 24 horas! A família tensa e o Samu tentando atender o Estado inteiro!”.

Georgeo também falou da falta de médicos no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória e sobre a fiscalização do Sindicato dos Médicos no Hospital Amparo de Maria, em Estância, sobre a quantidade de leitos de UTI disponíveis. “Tivemos uma redução no número de procedimentos cirúrgicos eletivos, mas comparando, a gente percebe um aumento. E a gente vê a reclamação das pessoas e gostaria de uma posição da secretaria”, cobrou, também questionando a compra de vacinas, inclusive pela Prefeitura de Aracaju. “De onde são as vacinas que chegam a Sergipe? Não são do governo federal?”, completou.

Zezinho Sobral

Por fim, o líder do governo na Alese, deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), fez uma saudação à secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, enaltecendo a ciência e a tecnologia pelos avanços em produzir as vacinas dentro de um tempo tão rápido. “Todos estamos desejosos de adquirir as vacinas, o governador já demonstrou o interesse com recursos do Estado para reforçar o Plano Nacional”, disse, ressaltando a importância de imunizar a população acima de 60 anos.

Fotos: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo