Após as exposições dos especialistas em radioterapia William Eduardo Nogueira, presidente da Clinradi (Clínica de Radioterapia e Imagem), e Marcos Antônio Santana (Clinradi e Hospital de Urgência de Sergipe), no plenário da Assembleia Legislativa, atendendo a um convite da presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputada estadual Silvia Fontes (PDT), vários parlamentares exaltaram as explanações dos convidados.
A deputada estadual Maria Mendonça (PP) avaliou como “brilhantes” as exposições dos especialistas, por entender que foram esclarecedoras para os parlamentares e para os telespectadores da TV Alese. “É uma situação assustadora! É muito constrangedor e desesperador ver todos esses números colocados. Isso nos faz refletir sobre a importância de trabalhar este tema todos os dias, nas secretarias de Saúde, nos hospitais, e em todos os serviços de Saúde, público ou privado, pois esta doença destrói vidas e levas as famílias a uma condição de fragilidade”.
A deputada acrescentou ainda que os pacientes demoram 10 meses para conseguir uma vaga, para iniciarem seus tratamentos. “Temos que valorizar e reconhecer sempre o empenho dos profissionais competentes que se dedicam ao tratamento oncológico. Infelizmente a estrutura oferecida para eles não fica a contento. É preciso cobrar do poder público, exigir dos governantes. Essas pessoas são abnegadas e merecem nosso respeito. Tenho que destacar estes profissionais que se dispuseram a fazer um empréstimo e que, pensando no bem comum, construíram um espaço estruturante e com tecnologia de ponta, permitindo ao atendimento dos sergipanos conveniados”.
Maria Mendonça chegou a solicitar que a mesma Comissão de parlamentares que visitou recentemente as estruturas da Clinradi, que na companhia do deputado e presidente da Alese, Luciano Bispo (PMDB), possa encaminhar ao governador uma Moção aprovada na Casa. “É fundamental que o governo tenha sensibilidade e, de forma imediata, consiga formalizar o convênio que garanta o atendimento dos pacientes do SUS na Clinradi”.
Vanderbal Marinho
O deputado Vanderbal Marinho (PTC) também destacou a iniciativa da Clínica por disponibilizar um tratamento de última geração e tecnologia de ponta para os pacientes sergipanos. “Foi muito feliz a deputada Maria Mendonça que defendeu o convênio para o atendimento aos pacientes do SUS. Sou médico, conheço os equipamentos indiretamente, mas quero conhecer a clínica e ver os novos aparelhos”.
Antônio dos Santos
“É preciso reconhecer o esforço e a coragem desses profissionais abnegados que se colocaram a disposição dos sergipanos para prestar um atendimento de primeiro mundo à nossa população”, destacou o deputado Antônio dos Santos (PSC), fazendo um apelo às colegas deputadas.
“Peço ao presidente da Casa e à deputada Silvia Fontes a permissão para levar essa Moção sugerida pela deputada Maria Mendonça, pessoalmente, ao Ministro da Saúde, que estará conosco em evento da Unale, no Paraná (PR). A ideia é que o Ministério esteja pronto, o quanto antes, para conveniar com a Clinrad aqui em Sergipe para que o atendimento de radioterapia seja estendido aos pacientes do SUS. Já atuei muito tentando mediar atendimentos na Bahia e em Alagoas e agora quero poder ajudar a atender em Aracaju”, propôs Antônio dos Santos.
Venâncio Fonseca
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) destacou a capacidade e o empenho do Dr. William Eduardo Nogueira. “Quero destacar sua coragem de fazer um investimento como esse em um Estado pequeno, mas estamos falando de um médico cientista, de um estudioso. Que após se especializar, retornou a Sergipe para colocar seus conhecimentos a disposição dos sergipanos”.
“Quero fazer um apelo ao governo do Estado que conta com uma aparelhagem praticamente obsoleta e que pode salvar muitas vidas com essa nova tecnologia. Minha mãe faleceu com câncer aos 58 anos, a mãe de Dudu também, e minha primeira esposa teve um câncer diagnosticado aos 32 anos e hoje com mais de 60 pode dizer que sobreviveu graças ao tratamento. Que o governo se esforce para acabar com o sofrimento dessas pacientes que precisam se deslocar para outros Estados em busca do tratamento”, completou.
Moritos Matos
O deputado Moritos Matos (PROS) foi outro que fez um apelo especial ao governo do Estado pelo convênio com a Clinrad no sentido que as pessoas mais simples tenham acesso mais rápido ao tratamento de radioterapia. “Esta é uma notícia muito boa para Sergipe, sobretudo porque esta clínica não se instalou apenas para quem tem condições financeiras de pagar. Vamos lutar por esse convênio o quanto antes”.
Georgeo Passos
O deputado Georgeo Passos (PTC) disse que ficou impressionado com a qualidade, o zelo e a dedicação dos funcionários da Clinrad, durante a visita que fez recentemente à clínica. “A gente sentia o comprometimento das pessoas, querendo fazer o bem. Infelizmente nossos governos não conseguem dar uma resposta eficaz. Agora é preciso que o governo possa credenciar o quanto antes com esta clínica porque a cada minuto perdido estamos assinando o atestado de óbito de alguns pacientes. É preciso salvar vidas”.
Sílvia Fontes
Por fim, a deputada Sílvia Fontes agradeceu aos convidados por atenderem ao seu convite e também destacou a coragem do investimento. “A iniciativa está associada ao desejo de fazer o bem. De fazer com o Estado conte com um serviço de excelência. Nós ficamos com a sensação de impotência quando ouvimos depoimentos de pacientes com câncer reclamando que não conseguem o tratamento adequado. Isso prova para nós o quanto precisamos avançar”.
“É preciso dar as mãos para trazer dignidade para essas pessoas, para que elas sejam curadas dignamente. Como presidente da Comissão de Saúde nós colocamos sempre à disposição para ajudar para que esta clínica, o quanto antes, esteja atendendo aos pacientes do SUS. Essas pessoas têm esse direito de serem atendidas com mais precisão possível”, finalizou Sílvia Fontes.
Por Agência de Notícias Alese